quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fritada vegana de acelga vermelha

As receitas de fritadas do livro Vegan Brunch, da Isa Chandra Moskowitz, são simplesmente sensacionais. A base é sempre meio parecida, com tofu esmigalhado e levedura nutricional, mas cada ingrediente-vedete tem o seu encanto pessoal e dá o toque final do prato. Dessa vez, é o caso da acelga vermelha (red swiss chard).

Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 6 dentes de alho picados
  • 1 maço de acelga ou acelga vermelha (bom pela cor), sem os talos e bem picada (dá umas 4 xícaras)
  • 2 colheres (chá) de orégano
  • 1 caixa de tofu firme ou extra-firme (uns 500 gramas)
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu ou tamari)
  • 1 colher (chá) de mostarda (amarela ou Dijon)
  • 1/4 de colher (chá) de turmérico
  • Pimenta-do-reino
  • 1/4 de xícara de levedura nutricional
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 400°F (200° Celsius). Pré-aqueça uma panela larga em fogo médio-baixo. Acrescente o azeite e o alho e deixe cozinhar por uns 3 minutos, mexendo de vez em quando. Faça isso até o alho ficar dourado. Adicione a acelga picada e o orégano e aumente o fogo pra médio-alto.

Salteie a acelga por uns 5 minutos, até que fique bem reduzida e macia. Espirre um pouco de água se quiser, pra ajudar a reduzir. Enquanto isso, enquanto a acelga cozinha, prepare a base da fritada. Aperte o tofu sobre a pia, pra remover o excesso de água. Numa tigela, use as mãos pra apertar e esmigalhar o tofu (adoro essa parte) até que fique com a consistência de ricota. (uns 3 minutos). Adicione o molho de soja, a mostarda, o turmérico, pimenta-do-reino, e levedura nutricional. Misture bem.

Quando a acelga estiver pronta, incorpore-a no tofu. Não deixe nenhum pedacinho de alho de fora. E se tiver algum líquido na panela, não deixe que seja adicionado ao tofu. Adicione sal a gosto. Misture tudo direitinho.

Unte levemente uma fôrma de torta com margarina vegana ou azeite. Transfira a mistura da fritada para a fôrma e pressione bem. Asse por 20 minutos, até que fique firme e dourada no topo. Deixe esfriar por 3 minutos antes de virar num prato.

Sirva com uma saladinha verde ou torradas, como fizemos.

Nenhum animal foi explorado, torturado ou morto no preparo dessa delícia! :)

3 comentários:

Vida Vegana disse...

Estou com um molho de acelgas aqui (da verde) e tenho que aprender a usar...bjs

Thiago Almeida disse...

Ahhh, eu nunca vi uma acelga vermelha /emoticoncomcarademuitotriste.
Eu nunca usei levedura nutricional, mas vejo sempre como base para diversas receitas, vou começar a testar. A foto tá ótima, a cara tá ótima, nossa, deu uma vontade de comer, pena que ainda não da para reproduzir sabores...rs
Ah, estes dias eu vi que existe couve-flor roxa, não fazia ideia e agora não consigo suportar a ideia de nunca ter comido uma, estou a procura dela, quando eu achar vou postar algumas receitas. Obs: Espero que seja o mais cedo possivel.

Abraços

Olívia Pedroni disse...

uau, essa fritada tá linda! vou testar esses dias uma receita sua e postar no meu blog, te aviso se der certo hahah
beijos

Posts similares

Related Posts with Thumbnails