sexta-feira, 16 de março de 2012

Muffins de côco


Eu sei, eu sei. Pra quem vive dizendo que não gosta de doce, nem bolos e sobremesas, eu ando uma formiguinha. É que eu acho que no Brasil o côco me inspira a fazer tantas coisas gostosas... *desculpa esfarrapadíssima*

A receita básica eu peguei no blog Vegan Sweet Tooth, mas adaptei para o que eu tinha na despensa. Por exemplo, eu não tinha farinha de trigo suficiente, então completei com farinha de grão-de-bico, que eu ADORO. Também não tinha 2 garrafinhas de leite de côco, então completei com leite de soja.

Vamos aos muffins de côco.

Ingredientes:

1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de grão-de-bico
1 xícara de açúcar (usei açúcar cristal porque tinha na geladeira)
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de leite de côco + 1/2 xícara de leite de soja (se quiser, pode usar 1 e 1/2 só de leite de côco)
1/3 de xícara de polpa de 1 maçã (é só mandar brasa no processador)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de côco ralado - e mais um pouquinho pra polvilhar por cima.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela grande, misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal. Numa tigela separada, misture os leites vegetais, a polpa de maçã e a baunilha. Despeje com cuidado a mistura seca nessa tigela e misture tudo muito bem. Adicione então o côco ralado e misture novamente. Coloque a massa a colheradas na fôrma de muffin untada (eu usei óleo de canola) e polvilhe côco ralado por cima. Leve ao forno por 20 minutos. Espere esfriar antes de desenformar. Rende 12 muffins.

Para os onívoros que estão lendo isso, o truque aqui foi substituir o leite e os ovos. Os leites de côco e soja deram conta do primeiro, e a polpa de maçã deu conta do segundo ingrediente. Como vocês podem ver, nenhum ingrediente animal foi usado no preparo dessa delícia, e posso garantir que ficou da pontinha da orelha. É muito fáci substituir os ingredientes que nos acostumamos a usar por tradição. E é maravilhoso não participar de nenhum tipo de exploração ou tortura animal. Eu recomendo. É gostoso no paladar e na consciência.

3 comentários:

Lelei disse...

Favoritei pra fazer um dia desses!

Andréa N. disse...

Valeu!! Abraços.

Laurinha disse...

Andrea, sabe que no outro dia eu estava perambulando pelo seu blog e vi essa receitinha de coconut muffin, nao resisti e corri pra comprar os ingredientes pra fazer? Ficaram deliciosos!
Maravilha dos Deuses!!!!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails