sábado, 24 de março de 2012

Queijo de macadâmia

Adaptei a receita sensacional da Renata (do site VegVida) para o que eu tinha em casa e acrescentei coisinhas do meu gosto pessoal. Ficou uma coisa de louco esse queijo. E é muito fácil.

Coloquei num liquidificador 1/2 xícara de macadâmias cruas, 1 colher (sopa) de levedura nutricional, 1 colher (chá) de sal, 1/2 colher (chá) de cúrcurma, 1/2 colher (chá) de páprica doce e uma pitada de pimenta-do-reino. Bati até virar uma farinha fina.

Numa panelinha em fogo alto, coloquei 1 e 1/2 xícara de água filtrada e 5 colheres (chá) de pozinho de ágar-ágar. Mexendo sempre, deixei ferver por quase 2 minutos e desliguei o fogo. Transferi essa mistura rapidamente para o liquidificador, onde estava a farinha de macadâmia, acrescentei 1 colher (sopa) de azeite e o sumo de 1/2 limão. Bati tudo de novo. Coloquei essa mistura num pote redondo untado com azeite e levei à geladeira. Ficou lá até endurecer - uma hora e pouco. Pronto!


Você pode salgar ou apimentar ao seu gosto, e também deixá-lo mais ou menos amarelinho - usando cúrcuma ou açafrão. Sirva como aperitivo, em torradinhas, ou faça queijo quente (foto acima). Você pode também ralar o queijo de macadâmia e servir sobre massa ou pizza... use a imaginação. Esse queijo não contém soja, glúten, gordura ruim ou sofrimento animal. É TUDO de bom! :)

3 comentários:

Vagaluminha disse...

Menina, o seu queijo ficou um espetáculo! A foto tá de dar água na boca. E, como você disse, ele ficou muito gostoso... a nota é 1000!! Parabéns, minha querida, pela remodelagem da receita e pelo post!
Vou fazer aqui em casa - você deu coragem! Hahaha!!

Beijos,
Vagaluminha

Unknown disse...

Criatividade é tudo. Assim mais opões chegam a mesa de quem é e quem não é Vegan. Bjks e bom domingo!

Laurinha disse...

Esse eu tambem estou de olho pra fazer. Parece um pouquinho complicado, mas eu adoro um challengezinho.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails