domingo, 18 de maio de 2008

Mini-abóbora recheada com chili

A mini-abóbora, aqui chamada de "acorn squash", fica boa de qualquer jeito que você prepare. As sementes de abóbora, por exemplo, podem ser torradas e são um delicioso tira-gosto. A mini-abóbora geralmente é assada, mas pode também ser preparada no microondas, salteada ou cozida no vapor. Até sopa de abóbora fica um espetáculo, já experimentou?

Este tipo de abóbora não é tão rico em beta-caroteno como os outros (a abobrinha, por exemplo), mas é uma excelente fonte de fibras e potássio e em menor escala, de vitaminas C e B, magnésio e manganês.

Acho que a receita mais simples de recheio pra uma mini-abóbora é essa que R fez outro dia, com chili (comprado pronto).

O chili é um primo das sopas e um famoso prato mexicano. É como se fosse uma sopa mais grossa e é feito com grãos de feijão, cebola e especiarias. Geralmente é apimentado, mas dá pra fazer ou comprar pronto com um sabor menos picante. Esta é a marca que a gente compra.

Pra preparar a mini-abóbora recheada, escolha uma bem verde por fora, lave-a com água e corte-a ao meio. Com uma colher, retire as sementes do meio e cave um pouco mais pra prencher com o chili, mas não muito fundo- não desperdice a carninha da abóbora. Ponha as duas metades, viradas pra baixo, numa fôrma com um pouco de água e leve ao forno em fogo médio-alto por uns 25 minutos. Retire-as do forno e com uma colher coloque o chili dentro. Polvilhe com queijo vegano ralado (opcional) e volte a pôr as metades na fôrma - dessa vez sem água - e, claro, viradas pra cima mesmo. Deixe no forno em temperatura baixa por uns 15 minutos.

Servimos com uma porção generosa de salada crua de cenoura, alface, cebola, tomates e brotos de alfafa. Hmmm...bom demais!

2 comentários:

Unknown disse...

Ah, semente de abóbora também serve de vermífugo, viu.
Beijos

Unknown disse...

Olha, eu sabia disso porque minha mãe usava e dizia que funcionava. Mas minha mãe não é pesquisadora. Então, vá lá o site de pesquisa: http://www.aguaforte.com/herbarium/antihelminticos.html
Muito bom e interessante.
Beijos

Posts similares

Related Posts with Thumbnails