sexta-feira, 23 de maio de 2008

Omelete vegano? Sério?

Sim! Pedi pro marido testar essa receita que achei no blog Fat Free Vegan e não é que ficou muito legal? Ele não usou todos os ingredientes e nem o recheio sugerido (aliás, ele não usou recheio nenhum nessa primeira vez). R apenas baseou-se na receita de lá e deu uma improvisada em cima, como bom jazz musician. :) E o resultado foi esse espetáculo. Não, não espere que um omelete vegano tenha o mesmo sabor que um omelete feito com ovos de galinha, né?! Mas esse nem foi o nosso objetivo. O lance legal da história foi imitar o visual perfeitamente e ter um prato tão delicioso quanto, só que sem a parte cruel de ter que participar do tratamento horrendo que as galinhas poedeiras recebem nas fazendas-fábricas. Deus me livre!

Omelete vegano pra uma pessoa:


  • 1/2 pacote de silken tofu light (R usou a versão normal, não a light)
  • 1 colher (sopa) de leite de soja
  • 1 colher (sopa) de levedura nutricional
  • 1 colher (sopa) de amido de batata (ou de milho)
  • 1 colher (chá) de tahini
  • 1/8 colher (chá) de cebola em pó (R usou alho em pó em vez de cebola)
  • 1/8 colher (chá) de turmérico ou coloral- só pra dar uma corzinha
  • Sal a gosto
  • 1 pitada de pimenta chipotle ou páprica defumada (R usou a páprica)
Misture bem todos os ingredientes até ficar uma mistura macia. Pra isso, R usou um mini-liqüidificador de mão.

Ponha um pouco de azeite de oliva na frigideira e aqueça-a a uma temperatura média-alta. Despeje a mistura no centro da frigideira e com uma espátula de plástico, acomode a mistura como se estivesse fazendo uma panqueca ou crepe. Se for acrescentar recheio (cogumelos ou espinafre são uma ótima pedida!), agora é a hora. Então, diminua o fogo e deixe cozinhar por uns 2 minutos, até que as pontas fiquem bem secas. Se não estiver usando recheio, vire o omelete com uma espátula, pra cozinhar do outro lado. Se tiver colocado um recheio por cima, apenas "feche" metade do omelete e vire-o com cuidado pra fritar mais um pouquinho do outro lado. Quando estiver dourado, passe-o para um prato e sirva enquanto ainda estiver bem quente.

Servimos o omelete vegano com um pouco de salsa mexicana em cima (feita com tomate e cebola picados, grãos de feijão preto cozido, coentro fresco picado, sal e pimenta) e uma pitada de Tabasco. E do lado, a metade de um "english muffin" torrado, com margarina vegana- que derreteu naturalmente ao calor da torrada. D*E*L*Í*C*I*A!

Bom final de semana!

4 comentários:

Roseane, disse...

Andréa eu já tava pensando "ué será que usaram ovo?" Pela aparÊncia, eu jurava que era de ovo. Legal. É bom termos opções. Bom feriadão!

Andréa N. disse...

Hehe, parece mesmo, neh?!

Lucas disse...

fiz hoje, ficou delícia!!!!!! : )

Andréa N. disse...

Que bom, Lucas! :)

Posts similares

Related Posts with Thumbnails