sábado, 31 de maio de 2008

Rolinhos de verão (summer rolls)

Esse é o aperitivo que eu mais curto preparar. O processo é fácil e o resultado é tão bonito e gostoso, que sempre impressiona. Use o recheio e molho que você quiser. Varie. Crie. (E depois me conte). Esse é um aperitivo leve e muito saboroso e tem origem no Oriente. A folha de arroz, usada pra enrolar, pode ser encontrada em supermercados ou em lojas de produtos orientais.

Para o recheio, com algumas variações dependendo do que eu encontro no mercado ou já tenho na geladeira, geralmente eu uso alface lisa (que vai na base e ajuda a segurar os outros ingredientes no lugar enquanto você enrola), cenoura crua cortada em palitos finos, manjericão fresco e tofu firme cortado em tiras. Pimentão vermelho também funciona bem por causa da cor, ou pepino cortado em tiras finas, pedaços de abacate e até manga. Outro ingrediente ótimo para o recheio é um macarrão oriental bem fininho, de arroz, chamado aqui de rice vermicelli.

Para enrolar, primeiro prepare o papel de arroz. Ele é redondo e você o mergulha em água morna por 2 minutos de cada lado. Ele vai amolecer. Coloque-o numa superfície lisa; o recheio vai por cima. Não sei se dá pra ver direito, mas no fundo da foto acima, transparente, está a folha de papel de arroz. Em cima dela coloquei uma folha de alface, um pouco da cenoura, uma ou duas tiras do tofu e umas duas folhas de manjericão. Pitada de sal e pimenta, claro, sempre.

Enrole como quiser. A folha de arroz é fácil porque é meio elástica e gruda fácil na borda. Eu enrolo começando pela parte próxima a mim, fecho os dois lados e enrolo mais um pouco até o final. Deixe o rolo inteiro assim, como aparece na foto, descansando por 1 minuto, e então corte-o ao meio ou em pedaços, transversalmente, com uma faca bem afiada.

O molho de amendoim, que complementa maravilhosamente qualquer prato que leve manjericão, foi feito com manteiga de amendoim orgânica, um pouquinho de água pra dissolvê-la, alho em pó, uma pitada de óleo de gergelim, molho de soja e gengibre picadinho. Hmmm, a boca já encheu de água...

Bom sabadão!

5 comentários:

loboreporter disse...

Andrea, achei que esse filme sobre os cavalos de Nova Iorque fosse te interessar.

http://www.blindersthemovie.com

Grande abraco,

Lobo

http://loboreporter.blogspot.com

Fernanda França disse...

Gosto quando há pedacinhos de manga, hummmm acho que fica bem bom. Beijocas.

Kumudha disse...

Delicious vegan fare!

Andréa disse...

Obrigada, Lobo! Já estou para escrever sobre isso aqui no blog faz um tempão. Vou tentar finalizar esse post. Abraço!

Fê, eu não gosto de manga, acredita? Todo mundo fica chocado quando eu digo isso, mas não consigo gostar. É uma pena porque tem tanto prato bom pra fazer com manga...

Andréa disse...

Kumudha, thanks for stopping by! That discussion about B12 in your blog the other day was very productive!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails