domingo, 22 de junho de 2008

Quiche vegano de brócoli

Vi essa receita fantástica no blog da Pamela, que por sua vez, pegou a idéia no blog Post Punk Kitchen. Segui à risca, pois como já falei aqui, não sei improvisar na cozinha; sigo receitas ao pé da letra. Nesse caso, deu certíssimo!

Olha eu aí, concentradíssima, me preparando pra enfiar a faca...no brócoli.

Quiche de brócoli

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média, picada
3 dentes de alho picados (usei 6)
3 xícaras de brócoli bem picado
1 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de estragão seco
1/2 colher (chá) de turmérico (ou coloral)
1 colher (chá) de sal e 2 de pimenta
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara de castanhas-de-caju cruas, sem sal
1/2 quilo de tofu extra firme
1 colher (chá) de mostarda pronta (dijon ou a marca que você preferir)
A receita sugere tomates-cereja pra decorar, mas eu não usei.

O último ingrediente é massa para uma torta salgada de 30cm. Faça à sua maneira. Eu comprei pronta. Aqui tem uma receita (em inglês). Alguém sabe se vende pronta no Brasil?

Pré-aqueça o forno a 350F (175 graus Celsius). Asse a massa da torta por uns 10 minutos e retire do forno. Enquanto isso, prepare o recheio.

Aqueça uma panela de ferro em fogo médio. Acrescente o azeite de oliva e salteie a cebola e o alho por uns 3 minutos. Adicione o brócoli, o tomilho, o estragão, o turmérico, o sal e a pimenta. Cozinhe por uns 10 minutos, até ficar macio. Se começar a ficar muito seco, acrescente as duas colheres de água (eu acrescentei quatro).

Enquanto isso, bata no processador as castanhas-de-caju até quase virar um pó. Aperte o tofu pra tirar o excesso de água, e bata no processador junto com a mostarda. Junte as castanhas-de-cajú moídas, até que tudo vire uma massa macia.

Quando a mistura do brócoli que está na panela ficar pronta, adicione uma xícara dela à mistura que está no processador e deixe misturar.

Transfira agora essa mistura para uma tigela e adicione o resto do brócoli da panela e mexa tudo bem, com uma colher de pau. Com a ajuda de uma espátula de borracha, espalhe tudo com cuidado por cima da massa de torta. Agora é a hora de decorar com os tomates-cereja, se você quiser.

Leve ao forno e deixe por 40 minutos, até as bordas ficarem douradas.

Deixe esfriar por pelo menos 10-15 minutos antes de servir. Bon appétit!

Desde o ano passado eu queria tentar experimentar uma receita de quiche, já que quando eu era ovo-lacto-vegetariana, quiche era um dos meus pratos favoritos. Essa receita não é difícil e o resultado é maravilhoso. E os animais agradecem!

8 comentários:

Flávia disse...

Gostei de tudo! Ficou linda de Kill Bill de avental, versão morena.
;)
Essa receita é uma graça, hein! E ficou apetitosa

A VIRGIN IS COMING disse...

Quiche!!! Yum!

Fernanda - www.fernandafranca.com disse...

A receita parece deliciosa, mas o post de hoje ficou bárbaro mesmo com sua foto de "malvada" do brócoli, rsrsrsrsrs, adoreeeeei! beijos.

Andréa N. disse...

Hehe, thanks girls.

Izabel disse...

Esse anel de "formatura" vem de brinde dentro do quiche ;-)

Andréa N. disse...

Izabel, sabe que toda vez que eu vejo isso em filme eu fico aflitíssima? Eu enguliria um anel assim na boa. E teria um ataque de desespero, né?! :)

Roseane, disse...

Outro dia o Flavio fez uma quiche de queijo deliciosa. Aqui na Alemanha vende a massa pronta e parece massa folhada. Fica bom também. Eu sou ao contrário de você, quase não sigo a risca a receita. Antes segia e não dava certo, agora sempre faço alguma alteração mesmo não planejada. Bjks

Lilian Rodrigues disse...

Eu tava atrás exatamente dessa receita desse livro! OBRIGADA!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails