quinta-feira, 5 de junho de 2008

Quando moda vira sinônimo de burrice

"Carrie veste chinchila Lucien Pelat sobre vestido Dolce & Gabbana. Já Samantha usa casaco de pele de marta e luvas Sonia Rykiel. Miranda sobrepõe casaco J.Mendel e vestido Prada. Enquanto Charlotte opta por vestido Gianfranco Ferre, top Valentino top e jaqueta John Galliano, acompanhados por luva e broche Chanel".

---

Não vi o filme ainda e não vou entrar em detalhes quanto a falta de profundidade da história ou a total futilidade dos personagens, o sexismo, o marketing exagerado e óbvio durante o filme, etc. Não vi e nem vou vê-lo no cinema. Talvez, por curiosidade, pegue depois em DVD. Eu até que curtia o seriado na TV, apesar de às vezes as quatro moçoilas me irritarem profundamente com dilemas sem nenhum sentido e os gritinhos, ah os gritinhos adolescentes que me deixavam louca. Pelamordedeus, elas todas têm bem mais de 30 anos de idade! Outro fator irritante pra mim é aquela realidade completamente distorcida: uma escritora freelance em Nova York - uma das cidades mais caras do mundo - com o guarda-roupa cheio de Prada, Chanel e sapatos Manolo Blahnik. Helloo!!

Enfim, o que eu quero hoje é simplesmente chamar a sua atenção para a foto acima e para a total falta de tato das pessoas envolvidas na produção desse filme e de noção do que ocorre no mundo ao redor delas. (Abro um parêntese rápido pra dizer que eu adoro moda e sempre leio o que posso sobre isso por aí. Minha indignação aqui é quando moda vira sinônimo de estupidez, de alienação. Aí eu não engulo. O mundo mudou e a gente precisa acompanhar isso).

Não é novidade- todo mundo sabe que o comércio de peles de animais é um dos mais cruéis e precisa ser extinto. Mas, não tem problema, não me incomodo de repetir isso aqui. Os animais criados em fazendas ou caçados para o abate são assassinados através de afogamento, estrangulamento ou choque elétrico anal - processos que preservam e não mancham de sangue a pele que será usada por dondocas fúteis e estúpidas como essas da foto acima, ou como as que copiam tudo o que vêem em filmes assim.

Assista ao filme se quiser, tire suas próprias conclusões, claro, e divirta-se (já que cinema tambem é entretenimento), mas POR FAVOR, NÃO COMPRE CASACOS DE PELE. Não colabore com essa desumanidade.

* O cartaz com Shirley Manson (que eu adoro) diz: "Aqui está o resto do seu casaco de pele".

3 comentários:

Carla Beatriz disse...

Andréa,

Mas no próprio filme as ativistas atiram tinta vermelha no casaco de peles branco da Samantha!
Sinceramente, o que menos prestei atenção no filme foram os casacos de pele - que concordo, são de extremo mau gosto e pura crueldade!

Beijos mil

Carla Beatriz disse...

Sabe, meu pai por muitos anos desejou criar chinchillas, até que esse desejo se tornou realidade. Chegamos a ter um bom número de chinchillas, até que meu pai começou a ... matá-las para tirar a pele. Na época, eu nem sabia nada a respeito de vegetarianismo ou defesa dos animais, mas eu não consegui assistir meu pai aprendendo a matar aqueles bichinhos que eu tanto amava!
Lembro especialmente de um, que tinha ficado doentinho, que minha mãe e eu cuidamos com todo o carinho e que ficou bom. Resultado? A mentora da criação de meu pai matou o bichinho, porque ele não era valioso o suficiente para dar lucro. Minha mãe e eu ficamos arrasadas.
Eu adorava cuidar dos filhotes órfãos ou rejeitados pelas mães, dar mamadeira em conta-gotas, embrulhá-los em lã e deixá-los aquecidos na minha mão. Ao mesmo tempo, odiava a idéia de que um dia seriam sacrificados para virarem um casaco de peles!
Acho que nossa criação durou uns dois anos, depois disso, meus pais se cansaram do imenso trabalho que dava para cuidar das chinchillas e venderam tudo. O que foi feito dos bichinhos? Devem ter virado casaco de peles. :-(((

Infelizmente, as chinchillas não existem mais soltas na natureza e só são criadas em cativeiro, devido à sua pele valiosa. É um paradoxo, não é mesmo? Um horrível e lamentável paradoxo.

Anônimo disse...

adorei esse recado. Muitas vezes essas coisas ninguem comenta...

bjs

Posts similares

Related Posts with Thumbnails