sábado, 12 de julho de 2008

Salada de batatas vegana

Voltei cheia de inspiração e com as baterias recarregadas pelo sol escaldante do deserto do Arizona. E já trago uma receita refrescante pra contrabalançar: a Salada de Batatas "Prospect Park" do livro Veganomicon. A receita é simples e o resultado eu nem vou descrever- faça você e diga o que achou. :) Clique na foto pra ficar com água na boca.

Ingredientes: 2,5 quilos de batatas descascadas e cortadas em pedaços pequenos (nós deixamos a casca); 1 pepino fatiado (não tínhamos pepino, usamos aipo); 1 xícara de Vegenaise (maionese vegana); 1/4 de xícara de mostarda Dijon; 1/4 de xícara de azeite de oliva; 1/3 de xícara de vinagre branco; 2 colheres (sopa) de açúcar (pode ser mascavo ou demerara); 1 colher (sopa) de endro (ou aneto), aqui chamado de dill (a receita pede endro seco, mas nós tínhamos endro fresco, que é MUITO melhor); 1 colher (chá) de turmérico ou coloral; sal e pimenta; 1 cenoura ralada. Nós também usamos cebola (que não consta da receita): 1 xícara de cebola picada.

Se você comprou batatas pequenas, basta cortá-las ao meio. Se são médias, corte-as em três pedaços. Coloque-as numa panela bem grande e encha de água até cobri-las. Deixe ferver por uns 15 minutos. Quando puder furá-las com um garfo (mas sem deixá-las cozinhar demais, despedaçando fácil) estão prontas. Enquanto isso, prepare o molho: numa tigela bem grande (onde você vai adicionar as batatas depois de cozidas), misture a maionese vegana, mostarda, azeite de oliva, açúcar, vinagre, endro, turmérico, sal e pimenta. Adicione o pepino (neste caso, aipo), misture mais e ponha a panela na geladeira enquanto as batatas cozinham.

Quando as batatas estiverem prontas, escorra a água e passe-as em água corrente fria. Deixe-as esfriar um pouco. Adicione as batatas ao molho que estava na geladeira e use uma colher de pau pra misturar tudo muito bem. Agora é hora de acrescentar a cenoura ralada. A cenoura é um dos ingredientes principais dessa salada. Não deixe de usá-la. Ela vai acrescentar o sabor doce e não deve ser cortada em rodelas, mas sim ralada, como na foto. Experimente pra ver se está bom de sal e pimenta e leve tudo à geladeira por pelo menos uns 20 minutos.

Deliciosa, refrescante e a melhor parte: sem NENHUM ingrediente animal. Você se delicia nesse verão e os animais agradecem. Go vegan!

4 comentários:

conexaoparis disse...

obrigada pela receita.
Maria Lina

Fernanda - www.fernandafranca.com disse...

Parece deliciosa!!!
Mas hum... verão não, querida... aqui tá frio, rsrsrsrsrsrs! beijos!

Andréa N. disse...

Maria Lina, que surpresa boa vc por aqui!

Fe, pois eh, menina, e aqui um calorao chatissimo. Eu gosto eh do frio.

Roseane, disse...

Adoro salada de batatas!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails