terça-feira, 22 de julho de 2008

Tofu grelhado, aspargos salteados e cole slaw

Eu queria fazer tofu grelhado, mas com um molho pra marinar diferente dos que eu costumo preparar. Aí, pesquisando por aí, achei um molho bem legal e simples nessa receita do blog Fat Free Vegan. Não fiz a receita que aparece no blog, só aproveitei a idéia do molho pra marinar o tofu.

Molho de cominho:
  • 1 pacote de tofu firme
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de agave nectar (adoçante natural), mas você pode usar açúcar demerara ou mascavo.
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu ou tamari)- eu usei duas.
  • 1/4 colher (chá) de cominho
Corte o tofu em fatias como as da foto e pressione levemente com papel toalha pra tirar o excesso de água. Misture os ingredientes do molho numa tigela pequena. Ponha o tofu num saco plástico ziplock (aquele com um ziperzinho que fecha o saco) tamanho grande, adicione o molho e vire cuidadosamente pra que o molho cubra tudo. Deixe na messa da cozinha marinando por pelo menos uma hora, virando o saco de vez em quando. Já que eu estava de bobeira lendo, marquei o reloginho da cozinha pra dar o alarme, e virei o saco plástico a cada 15 minutos.

Depois de marinar o tofu, você pode grelhá-lo numa grelha elétrica, tipo George Foreman, ou na parte mais baixa do forno, que foi como fizemos. Coloque o tofu numa fôrma e ponha na grelha por 10 minutos. Vire um por um com cuidado e volte à grelha por mais 5 minutos. Antes de retirá-los, coloque o resto do molho de marinar por cima e volte ao forno até que estejam dourados dos dois lados. Fique de olho, isso leva uns 5-8 minutos.

Aspargos salteados:
  • 2 xícaras de aspargos cortados em pedaços médios (corte a ponta mais grossa e descarte)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) de óleo de gergelim
  • 1 xícara de cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu ou tamari)
  • Sal e pimenta-do-reino
Salteie numa frigideira grande todos os ingredientes juntos e vá misturando até que o aspargo esteja macio.

Cole Slaw

A receita básica de cole slaw, a saladinha americana famosa que acompanha todo burguer com fritas em qualquer lanchonete daqui, é fácil. A versão vegana é:
  • 1/3 xícara de maionese vegana (a gente usa Vegenaise)
  • 3 colheres (chá) de vinagre branco (eu usei vinagre de arroz)
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo ou demerara (eu tenho usado agave nectar)
  • 2 colheres (sopa) de leite de soja (do tipo original, sem sabor)
  • Pitada de sal e pimenta
  • 1 repolho verde, picado
  • 3 cenouras raladas
Misture bem numa tigela a maionese vegana, o vinagre, o leite de soja, o açúcar, sal e pimenta. Adicione a cenoura e o repolho e misture tudo com cuidado. Deixe refrescar na geladeira por uma meia hora.

Servimos tudo com arroz. A gente faz muito arroz integral e às vezes arroz selvagem, mas este é um mix dos dois que compramos, e vem praticamente pronto, o tempo de cozimento é rápido.

Bom apetite!

4 comentários:

Fernanda França disse...

Eu e marido temos misturado muito o arroz integral com o Ráris, da Uncle Bens e que vem arroz selvagem, aveia, um monte de coisa juntos, rsrsrs e fica tããão gostoso!!! Meu colesterol tá alto (de família, todos tomam remédio, menos eu, porque ainda tenho uma alimentação menos, digamos... de porcarias do que os meus familiares). Mas enfim, tô buscando alternativas na alimentação pra não tomar remédio. Minha cardiologista deu um ultimato: em dois meses repito o exame. Se souber dicas de alimentos que são bons pra diminuir colesterol, agradeço. Por isso nesses meses tô fazendo a experiência de ficar sem frango (um passo a mais). Ontem fiz uma receita de bolachinha vegana, to orgulhosa, hehehe, com castanha do pará e cereja, e ficou muito saborosa. beijos, Deia. Da Fê.

Andréa disse...

Fe, vc quer motivo e situacao mais propicios dos que esses pra veganizar total? Veganize por 2 meses e eu prometo que 1) seu colesterol vai ficar excelente e 2) vc vai ver como eh facil e gostoso. E eu sei que vc ja acha gostoso, hehe, soh falta aplicar o veganismo no seu dia a dia de forma pratica pra vc e pro marido.

Minha unica dica eh mesmo que vc veganize e te dou o exemplo do meu marido. Ele teve o mesmo problema (quando ainda era ovo-lacto-vegetariano)- chegou no medico e descobriu que o colesterol estava altissimo. A unica coisa que ele fez foi parar de comer laticinios e ovos e comecou a se exercitar. Voltou no medico e foi parabenizado. O nivel de colesterol dele esta excelente. :) Aproveite a deixa, Fe, veganize e depois me conte!

Ana disse...

ando louca pra experimentar o tofu grelhado, comprei o mole ontém porque era menos calorico, mas deve servir pra fazer omelete. Fiquei em duvida de como grelhar os legumes e o tofu, qdo vc a grelha de baixo do fogao, coloca os legumes direto ali ? Beijocas.

Andréa disse...

Ana, o tofu mole eu raramente uso. Ate pra fazer tofu mexido eu uso o tipo firme. O mole eh mais usado pra preparar sobremesas, flans, shakes, etc.

Quando a gente usa a grelha, la embaixo do fogao, a gente coloca seja legumes ou tofu ou o que for, numa fôrma geralmente forrada com papel aluminio, ou entao untada. Nao esqueca de deixar o tofu marinar por um bom tempo. Quanto mais tempo marinar, mais saboroso fica. Vi ontem mesmo uma receita maravilhosa com tofu, olha soh:
http://veganyumyum.com/2008/07/smokey-miso-tofu/

Posts similares

Related Posts with Thumbnails