quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Levedura Nutricional

A levedura nutricional, ou levedura alimentar, é um fermento inativo utilizado como suplemento alimentício e tempero. É amarelo com um sabor bem distinto, parecido com queijo. Por ser inativa, ela não pode ser usada pra assar (fazer bolos, etc.). A levedura nutricional tem alta concentração de proteína, vitaminas do complexo B e ácido fólico, e pouquíssima gordura e sódio. Provavelmente o maior mérito da levedura nutricional é que ela oferece aos veganos uma fonte confiável (e não-animal) de vitamina B12. Ela dura indefinidamente se guardada num pote bem fechado. É fácil de achar em lojas de produtos naturais por aqui na marca Red Star.

Via Vegan Planet

12 comentários:

Unknown disse...

Oi Andréa! Seu blog é muito bom!
Nos EUA é bem fácil achar levedura nutricional (yeast flakes) mas aqui no Brasil é quase impossível! Se nào for impossível. Será que vc teria uma indicação daonde encontrar?

Obrigada pela atenção!

Unknown disse...

Eu tb gostaria muito de saber onde encontrar o nutricional yeast aqui no Brasil.
Obrigada

Lokeshvar - RJ disse...

Tambem gostaria de saber onde encontrar a "nutritional yeast" no Brasil...

grato,

loke

ah! só uma observacao, pelo que andei lendo a levedura, mesmo essa aí, nao sao fontes naturais confiaveis de b12, a menos que sejam enriquecidas (aí se tornam fontes de b12 como qualquer outro alimento enriquecido). segue uma pagina em ingles falando sobre isso:

http://www.veganhealth.org/b12/vegansources

carolina disse...

pelo que li no site do centro vegetariano, nutritional yeast parece ser o que no brasil se chama de levedo de cerveja (há inclusive a mesma controvérsia sobre ser fonte de b12 ou não)

http://www.centrovegetariano.org/Article-92-Levedura%2Bde%2BCerveja.html

Andréa disse...

A Carolina esta certa. Descobri recentemente que o que se chama aqui de levedura nutricional eh o mesmo que no Brasil chamam de levedura de cerveja. Agora fica mais facil de achar por aih, neh?! :)

Andréa disse...

Mais sobre a levedura aqui:

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=83031925&tid=5350399962180540402

Marcelo Valverde disse...

Pessoal, Nutricional Yeast não é levedura de cerveja, pois ela é obtida com beterraba e cana de açúcar, imagino que o gosto e as propriedades sejam bem diferentes.

Caroline disse...

De que maneira é consumida? Como adicionar na comida?

Andréa disse...

Caroline, depende da receita. Clique em "levedura nutricional" na coluna lateral pra ver várias receitas que eu postei co esse ingrediente. Você pode até usar um pouquinho por cima na hora de servir massas ou pipoca. Ela também engrossa molhos e dá um gosto mais forte e parecido com queijo nas receitas. Espero ter ajudado. Beijo!

Cairo Rocha disse...

É levedo de cerveja sim... "Nutritional yeast is a deactivated yeast, often a strain of Saccharomyces cerevisiae" - Wikipedia

thomasbisinger disse...

nutritional yeast não é o mesmo que levedo de cerveja

compartilho:
¡Hola, hola, corazones! Muchas veces me preguntáis si la levadura nutricional es lo mismo que la levadura de cerveza. Y siempre os respondo que no, que la de cerveza es un excedente de la industria cervecera y que la nutricional se hace exclusivamente para obtener las propiedades nutritivas que tanto nos interesan: vitaminas del grupo B, magnesio, hierro, fósforo, cobre, zinc y cromo. Por tanto, la levadura de cerveza no suele tener las propiedades que dicen que tiene que tener.
Mi amiga Nuria Roura. Coach Nutricional. nos explica súper bien la diferencia entre las dos levaduras en el siguiente post: http://nuriaroura.com/levadura-nutricional-vs-levadura-de-…/
Gracias, Nuria, por este post tan sencillo pero tan claro y útil. Queda claríiiiiiiisima la importancia de informarnos sobre los métodos de preparación de los alimentos que no hacemos en casa, ¿no es cierto?
Espero que disfrutéis del post de Nuria, a mí me encanta su estilo, claro, conciso, sincero, sin irse por las ramas y con información práctica y de valor.
Yo estoy estos días un poco desconectada —por si lo habéis notado, hehe—, pero no os penséis que me olvido de vosotros, ¿eh? Estoy trabajando en algunas cositas nuevas que seguro que os van a gustar; no hay horas para tantas cositas.. smile emoticon
¡Pronto más! ¡Mientras tanto, abrazo giganteeee!
Kijimuna’s Kitchen

Anônimo disse...

Pessoal! Acabei de achar um lançamento de Levedura Nutricional (Nutritional Yeast) de uma marca nacional, porém a matéria prima é importada. O preço está bem mais em conta. Segue o link da loja:

http://casaveg.com.br/377/nutritional-yeast-veganway-bionetic-200g.html

Posts similares

Related Posts with Thumbnails