terça-feira, 17 de março de 2009

Como fazer linguiça vegana

Finalmente! Prometi aqui no blog faz um tempão testar uma receita de linguiça vegana e postar o passo-a-passo... Obrigada pela paciência!

Eu tinha visto a receita no blog Vegan Dad há muito tempo, que por sua vez, tinha visto a receita no blog Post Punk Kitchen (de uma das autoras do livro Veganomicon). Por alguma razão eu achei que fosse trabalhoso ou complicado e morria de preguiça de fazer.

Aí esses dias, visitando um blog querido, o Vegan Ronin, deparei com a receita de novo e resolvi fazer um vento. E não é que é facílimo e delicioso?! Nossa, nem quero mais comprar linguiça pronta. A nossa ficou da pontinha da orelha - até apimentada, do jeitinho que a gente gosta. Thanks so much, Jhenn!!

Linguiça vegana

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de feijão carioquinha, cozido
  • 1 xícara de caldo de vegetais
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de molho de soja
  • 2 dentes de alho picados bem fininho
  • 1 xícara e 1/4 de farinha de glúten (aqui: vital wheat gluten)
  • 1/4 de xícara de levedura nutricional
  • 1 colher e 1/2 (chá) de sementes de erva-doce (amassadas com uma colher)
  • 1 colher (chá) de pimenta malagueta em flocos
  • 1 colher (chá) de páprica
  • 1 colher (chá) de orégano
  • Pimenta-do-reino a gosto
Preparo:

1. Antes de misturar os ingredientes, ponha uma panela com água pra ferver (e separe a tigela furadinha que vai por cima, pra preparar a linguiça no vapor).

2. Tenha a postos 6 folhas de papel laminado. Numa tigela grande, amasse bem o feijão, como se fosse preparar um purê. Adicione todos os outros ingredientes e misture bem com um garfo (a gente usou a nossa Moby Dick supersônica - foto acima).

3. Divida a massa em 6 pedaços. Ponha cada pedaço no papel alumínio e molde na forma de uma linguiça. Enrole. Não se preocupe muito com o formato, ela basicamente vai se formar sozinha quando cozinhar no vapor; essa receita é incrível.

4. Coloque as linguiças pra cozinhar no vapor (com a tampa fechada - foto abaixo) por 40 minutos. Deixe esfriar um pouquinho e pronto. Fizemos as nossas BEM apimentadas, mas você pode variar a receita como bem entender.

Como R tinha feito baby bok choy (couve chinesa) na frigideira, aproveitou e fritou as linguiças um pouquinho também. Servimos com tomates frescos cortados em rodelas. As linguiças veganas viram acompanhamento pra verduras, saladas, massa, sanduíche... o que você tiver em mente! E elas não têm gordura ruim nem colesterol.

Que descoberta deliciosa!

E Happy Saint Patrick's Day!

12 comentários:

Leandro disse...

com certeza eu vou tentar fazer
será que pode ser qualquer levedura nutricional? aqui eu nao encontro em flocos, só em pó..

valeu pela receita =]

Andréa disse...

Leandro, pode ser em po, sim, eh a que a gente usa. Me diz onde vc compra levedura nutricional porque um monte de gente tem perguntado onde comprar no Brasil e eu nao faco ideia.

Fernanda França disse...

Nunca vi levedura nutricional... tenho de procurar em mercado ou farmácia? E farinha de glúten será fácil de achar? Quero muuuuito fazer essa receita!

Leandro disse...

eu acho numa lojinha de produtos naturais, ai na parte de suplementos alimentares..foi o único lugar que achei.

mas queria achar em flocos pra fazer queijo vegan, parece que com a em pó não funciona...

All about... (vegan) food disse...

Happy St.Patrick's day! ;o))

Nossa, amei essa receita! Só não sei onde encontrar o feijão e a levedura aqui ainda, mas vou procurar e tentar fazer um dia. Preciso de experimentar mais receitas salgadas, minha vida anda um doce só!

Beijos

Anônimo disse...

Estava aguardando esta receita. Valeu Andréa!!!

Fabiana Cardoso

Carla M. Conceicao disse...

Querida Andrea

Estive em NY, e na Whole Foods (Columbus Circle) consegui achar a levedura nutricional, mas não a farinha de glúten. Na verdade, pedi "gluten flour", e o rapaz disse que nunca tinha ouvido falar... :-(
Acho que pedi errado. Não sabia o nome em inglês.

Enfim, pela textura da farinha de glúten vc teria como me indicar um substituto? Farinha integral? Farinha de aveia? Farinha de centeio? Amido?
Aceito qq sugestão legal!

p.s.1: a levedura saiu de graça... O preço dela não constava no sistema, e aí, por política da empresa, ela saiu de graça! Hooray! :-)

p.s.2.: fui no Blossom café, onde comi um risoto servido dentro da abvóbora japonesa. Yummy! Adorei a dica; muito obrigada! :-)

Abraços herbívoros,
Carla M. Conceição (RJ)

Andréa disse...

Carla, o nome é Vital Wheat Gluten, mas o cara deveria ter entendido quando vc disse "gluten flour", afinal é uma farinha de gluten mesmo. Eu não sei de um substituto, já que o gluten é bem específico, principalmente pra fazer seitan e substitutos de carne. Vou procurar saber e te aviso.

Que legal que a levedura saiu de graça! E ótimo você ter tido a chance de visitar um restaurante que serve comida vegana gourmet. Eles são ótimos, mesmo, né?!

Beijão!

Jacqueline Freire disse...

Eu faço sempre essa receita e é realmente muito boa. Uso o feijão carioca - geralmente o que sobra do almoço que já está temperado, e levedo de cerveja, fácil de encontrar em qualquer supermercado. Supimpa!

Andréa disse...

Que bom, Jacqueline! Eu também. Fiz anteontem pra matar a saudade. :) Beijo.

Ilda disse...

olá querida,
amei sua receita, só fico pensando como fazer sobre o glúten, já que a moda agora é se livrar dele... Quando resolvi, eliminei 3 kg em pouco tempo, agora fico meio cabreira em usár sem dor na consciência... hahaha, precisamos achar um substituto né? ou me diga que uma pequena quantidade não fará mal que eu caio de cabeça... bjão! ILda

Anônimo disse...

eu uso levedura de cerveja em pó.......

Posts similares

Related Posts with Thumbnails