terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tempeh ao molho teriyaki

O molho teriyaki dá ao tempeh uma aparência dourada e um sabor agridoce fenomenal. Depois de marinado, dá pra prepará-lo frito ou grelhado. Dessa vez fritei.

Ingredientes:

1 pacote de tempeh
2 colheres (sopa) de molho de soja tamari
1 colher e 1/2 (sopa) de sumo de 1 limão (ou laranja)
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
1 colher (sopa) de maple syrup (ou melaço)
Pimenta-do-reino moída
1 colher e 1/2 (sopa) de óleo de amendoim

Preparação:

Antes de fazer qualquer coisa com o tempeh, aprendi que é bom "prepará-lo" pra receber o marinado. Corte-o em dois, e depois corte cada metade na diagonal, formando 2 triângulos. Ponha água num panela em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua bem o fogo, mergulhe os quatro triângulos de tempeh e deixe cozinhando por 10 minutos. Escorra e separe. Além de eliminar o "amargo" do tempeh, esse processo o prepara para absorver mais fácil qualquer molho que você use pra marinar.

Para o molho teriyaki: Misture bem numa tigela o molho de soja, o sumo de limão ou laranja, o alho amassado, o óleo de gergelim torrado, maple syrup ou melaço e pimenta a gosto.

Coloque o tempeh num recipiente meio fundo com tampa. Despeje o marinado sobre os triângulos, feche a tampa, e mexendo e virando cuidadosamente o recipiente, faça com que todo o molho envolva o tempeh. Deixe marinando por pelo menos 1 hora, virando de vez em quando para absorver o molho por igual. Se quiser deixar marinar por mais tempo, ponha o recipiente na geladeira.

Numa frigideira, aqueça o óleo de amendoim e frite os triângulos de tempeh em temperatura média até que fiquem uniformemente dourados. Baixe bem o fogo, adicione o resto do molho teriyaki e deixe mais uns 5 minutos. Sirva quente.

Servi com brócolis cozido no vapor e spaghetti com um molho suave de alho, azeite e ervas frescas (orégano e salsinha picados) - pra não disputar com o sabor forte do molho teriyaki. Salpiquei nozes (moídas com a mão) por cima do spaghetti. Ficou D.I.V.I.N.O.

* O Tempeh ao molho teriyaki foi inspirado na receita "Teriyaki-Glazed Tempeh" do livro Vegan Planet da Robin Robertson

5 comentários:

Anônimo disse...

Amo tempeh mas nunca fiz em casa.

Isa disse...

Nossa! Que aparência deliciosa! Pena que eu nunca vi tempeh por aqui eheheh

Andréa disse...

Fer e Isa, olha soh, esse molho teryiaki da pra marinar qualquer coisa: burger vegano, tofu steak, cogumelo portobelo...

Beijos!

cris disse...

Ai, não acho em lugar nenhum tempeh pra preparar em casa.

Andréa disse...

Meninas, depois de procurar muito pela internet, perguntei pra Isis da comuna "receitas éticas" do orkut e ela disse o seguinte:

"Aqui no Rio, o único lugar que sei que vende tempeh é no
http://www.vegetarianosocialclube.com.br
um restaurante que fica no Leblon. A Ana Luisa compra levedura, mas acho que alguém traz pra ela.
No Rio é bem difícil também encontrar produtos veg diferentes. Acho que em São Paulo é bem mais fácil. Tenta o Vegan Pride, q fica em São Paulo mas manda por sedex."

Se vocês descobrirem, avisem pra gente poder espalhar a notícia.

Boa sorte!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails