sexta-feira, 3 de junho de 2011

Risotto de quínoa com aspargos

1. Misture numa tigela uma cebola pequena picada, 4 dentes de alho, um talo de aipo picado, meio pimentão vermelho picado. Separe.

2. Torre 1 xícara de quínoa numa panela até dourar. Adicione um punhado de cuscuz (marroquino), doure mais um pouquinho. Acrescente 2 xícaras e 1/2 de caldo de legumes e um punhado gordo de salsinha fresca picada. Deixe ferver, diminua o fogo e deixe cozinhando - leva uns 10 minutos pra absorver o líquido e ficar pronta.

3. Enquanto isso, salteie numa panela a mistura que eu falei lá em cima no número 1, em azeite de oliva, até a cebola ficar transparente e começar a dourar. Adicione 2 xícaras de aspargos frescos cortados em pedaços pequenos como nas fotos (descarte as pontas grossas e separe as pontas finas pra depois). Misture tudo e salteie mais um pouco até amaciar os arpargos. Quando a quínoa que estava cozinhando separadamente (número 2) estiver pronta, transfira para a panela onde você está salteando os aspargos. Adicione 1/2 xícara de caldo de legumes (ou água), misture tudo, diminua o fogo e tampe por 5 minutos. Pronto!


Sirva uma porção pequena do risoto no meio do prato e guarneça com as pontas finas dos aspargos.

Delícia de comidinha 100% vegana: sem nenhum ingrediente animal, sem gordura ruim, livre de colesterol, sem soja e sem glúten. Bom apetite!

5 comentários:

Anarcofagico disse...

Deve ficar do cão!

Atitude Zen disse...

Olá :)
Já consultei várias receitas do blog e adoro!
Eu também gosto muito de cozinhar, de inventar coisas novas e saudáveis.
Já adicionei o seu blog à minha lista. Se gostar do meu blog também o pode adicionar à sua lista (http://www.atitudezen.com).
Obrigada pelas excelentes receitas publicadas no seu blog!
ADORO

Beijinho
Maria
http://www.atitudezen.com/

Andréa N. disse...

Obrigada! Venham sempre que quiserem pra um cafezinho. :) Abraços veganos.

Piaçava disse...

Sou meio "tapada" na cozinha e quero te fazer uma pergunta estúpida. Quando você diz para torrar a quinoa, isso significa colocá-la crua em uma panela e torrar os grãos, ou devo cozinhá-la primeiro e depois torrar? (eu avisei que a pergunta era estúpida...rsrs)

Andréa N. disse...

Piaçava, não existe pergunta estúpida! Torrar a quínoa significa colocá-la crua numa panela, sem óleo, sem nada, e torrá-la, antes de começar a cozinhar. Esse procedimento é totalmente opcional, mas é legal. Deixa um sabor diferente na quínoa. Abraços e volte mais com perguntas! :)

Posts similares

Related Posts with Thumbnails