sábado, 14 de julho de 2012

Massa para quiche

Quando eu morava no Zuza, comprava uma massa para quiche vegana, prontinha, congelada. A coisa mais fácil do mundo. Era só preparar o recheio e jogar por cima. Aqui no Brasil, meus amigos, a história é bem diferente. Tive que meter a mão na massa e descobrir uma receita caseira. Depois de consultar minha pequena coleção de livros de receita veganos, e claro, perguntar ao Santo Google, não é que eu consegui? Criei a minha própria versão. E é fácil, viu? Olha só:

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral (ou use 1/2 xícara de farinha de trigo integral e 1/2 xícara de farinha de aveia. Funciona super bem)
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada
1/2 colher (chá) de sal marinho
1/2 xícara (chá) de óleo de girassol
1/3 xícara (chá) de água

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius. Coloque as farinhas, a aveia, a linhaça e o sal numa vasilha. Misture bem com uma colher. Forme um buraco no meio da mistura e acrescente o óleo e a água. Misture um pouco com uma colher e logo em seguida trabalhe essa massa com as mãos por alguns minutos, até que tudo esteja bem uniforme. Se a mistura ficar muito seca, adicione umas gotas a mais de óleo. Deixe que fique um pouco gordurosa, mas não muito mole ou molhada. Ela tem que parecer uma farofa grossa, mas com uma certa liga. Estique a massa numa superfície lisa com a ajuda de um rolo de macarrão e coloque-a numa fôrma média. Faça furos no fundo da massa - cuidadosamente - com a ajuda de um garfo. Isso é para a massa não estufar enquanto assa. Deixe assar em forno médio (180-200 graus Celsius) por 15 minutos e retire do forno.

Pronto! Agora a massa está pronta para receber o recheio que você quiser e voltar para o forno para se transformar num quiche vegano inesquecível. ;)

A foto logo acima é de um quiche de abóbora e abobrinha. Ficou delicioso! Essa massa, depois de assada com o recheio, fica macia e crocante ao mesmo tempo. É tudo de bom.


9 comentários:

Cissa disse...

não vai fermento na massA?

Andréa disse...

Correto, Cissa. Não vai fermento na massa. Ela tem que ficar crocante e não precisa crescer. Ela vai fazer a base para o quiche.

Cissa disse...

opa fiz ontem, ficou bem gostoso! ;-)

obrigado por compartilhar suas receitas! o/

Andréa disse...

Ai que bom! Obrigada por vir me contar! Beijos.

Adriana disse...

Já não vive em NYC? Não fazia ideia. A quiche tem muito bom aspecto :)

Unknown disse...

Tem uma cara deliciosa. Uma outra opção é quiche de cogumelo com alho poró. Bjks

Andréa disse...

Adriana, voltamos pro Brasil no final do ano passado.

Ro, é mesmo. ADORO cogumelo e alho poró. Vou ter que fazer um quiche desses logo logo.

Beijos!!

vanessa disse...

Ela derrete na boca? Sou ovo lacto,mas tenho uma amiga vegana q sonha em ainda comer uma massa q derreta na boca.. E faz tempo q procuro uma :/ parece q tem q ter mta gordura.. Bjoa

Andréa disse...

Oi Vanessa! Ela não derrete na boca. Ao contrário, ela é mais para o crocante. Não conheço massa de quiche que derreta na boca. Mas se eu achar por aí, volto aqui para avisar, ta bom? Beijo!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails