quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lanolina

Lanolina, também chamada de cera de lã ou gordura de lã, é uma emulsão de gordura de lã purificada em água. É um material constituído por vários tipos de substâncias, contendo colesterol e ácidos graxos e é obtida da lã de carneiro.

A lanolina está presente em cremes hidratantes, sabonetes, amaciantes de roupas, maquiagem, cremes e remédios dermatológicos e pode até ser usada pra polir calçados.

Se você é vegano ou vegana, você procura por esse ingrediente no rótulo do produto pra poder NÃO comprar. Veganos não consomem lanolina, já que é um produto de origem animal.

Parecida com cera, a lanolina é secretada por glândulas sebáceas de animais que têm lã, como os carneiros. Essas glândulas são como folículos capilares. A habilidade da lã de agir como uma cera à prova d'água ajuda os carneiros a manter sua pele seca. Algumas raças de carneiros produzem grande quantidade de lanolina. Na maioria das vezes ela é retirada da lã quando esta é processada para fins têxteis, como fios, linhas ou feltro (outro produto animal).

A lanolina é usada comercialmente em vários produtos, desde tinta pra proteger contra ferrugem a cosméticos e lubrificantes. Alguns marinheiros utilizam a lanolina pra criar uma superfície escorregadia na hélice e na parte traseira do barco que fica submersa, pra dificultar a aderência de crustácios. Essa propriedade "à prova d'água" que a lanolina contém funciona como gordura lubrificante contra corrosão, principalmente em aço inoxidável.

O uso medicinal da lanolina pura é geralmente para amaciar a pele ou pra pele seca, seja nos lábios, bico do peito (nas feridas causadas por amamentação), assaduras, alergias, coceiras, nas solas dos pés...

Uma maneira simples de substituir o uso de lanolina pra pele seca é simplesmente aplicar azeite de oliva - aquele mesmo, que está na sua cozinha - ou óleo de côco. Se você não tem em casa nenhum produto vegano - dermatológico ou cosmético (há várias marcas ótimas por aí) - basta usar azeite ou óleo de côco. Óleo essencial de lavanda, aloe vera em gel ou óleo de árvore-do-chá (aqui chamada "tea tree") também são sensacionais pra pele. Dê uma pesquisada e você vai achar produtos naturais, de origem vegetal, que operam maravilhas na pele e nos cabelos.

Não caia naquela velha conversa de que ovelhas precisam ser tosadas ou de que os animais não sofrem desconforto nem dor durante a tosa; que são criados e tratados com amor e carinho. Dê uma olhada na foto ao lado e me diga se esses animais parecem confortáveis e sem dor. A indústria da lã, como qualquer outra indústria que envolve animais, tortura e causa desespero, ansiedade e dor. Ajude a livrar os bichos dessa escravidão. Leia sempre a lista de ingredientes e rótulos dos produtos que você for comprar, e se você vir a palavra LANOLINA, por favor não compre. Deixemos os animais em paz.

--------

Informações técnicas via WikiVegan (tradução livre minha) e Wikipédia

Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails