sábado, 7 de junho de 2008

Panqueca à moda brasileira (ou Crepe)

Essa fui eu que fiz! Veganizei uma receita da minha queridíssima mãe que eu sempre adorei: as panquecas deliciosas que ela faz! Aqui nos EUA, panquecas são geralmente menores e acompanham maple syrup (ou não- eu prefiro sem). E aqui são um prato de café-da-manhã ou brunch. As da minha mãe, chamadas aqui de crepe, prato francês que você recheia com algo salgado ou doce, de acordo com o seu gosto, são um excelente almoço ou jantar... ou brunch, why not?!

Misture bem numa tigela: 1 copo de leite de soja, 2 colheres de azeite de oliva, 8 colheres de farinha integral, pitada de sal e 1 colher (chá) de fermento. Frite uma colherada e meia por vez, numa frigideira com 1 pingo de margarina vegana. Quando dourar de um lado, vire-a e frite do outro. *Se você achar que a massa ficou meio grossa, e preferir, como eu, uma panqueca bem fininha, simplesmente acrescente um pouquinho mais de leite de soja à mistura.

Numa superfície lisa, coloque o recheio bem no meio da panqueca. Use o recheio que quiser. Eu preparei numa panela pequena, abobrinha com molho de tomate, alho - muito alho - e tofu cortado em cubos. Quando a abobrinha amoleceu, adicionei uma lata de chili vegano e misturei tudo muito bem.

Fechei os dois lados da panqueca e por cima distribuí folhas de manjericão fresco e queijo de soja (sabor cheddar) ralado. Servi com uma saladinha.

Happy [vegan] Saturday! :)

4 comentários:

Unknown disse...

Ai, eu adoro abobrinha! Amo, na verdade! Ontem comi abobrinha refogada com farinha de milho em flocos....hummmm. Pois é, a sua aí, ficou lindona. E com queijinho ralado, alho, muito alho, deve ter ficado tudo de bom. Eu só queria saber duas coisas: chilli vegano, qual a diferença? e a outra é: Esse pratão lindo! Mostra mais.
Beijos

Andréa disse...

Fla, chili eh uma comida mexicana que geralmente eh feita com carne. Quando comprado pronto, na lata, as vezes vem dizendo apenas "vegetariano". Aih tem que olhar os ingredientes. Quando vem escrito "vegano" eh mais facil. Mas da pra fazer em casa tranquilo. Essas latinhas sao pra pessoas preguicosas como eu. :)

Esse prato quadrado vermelho, que eu ADORO, eu comprei em Chinatown. Baratinho, acho que umas 5 doletas! Quando tu vier eu te levo la.

Carla Beatriz disse...

Este fim de semana eu queria experimentar uma panqueca vegana, já que eu estava sem ovos em casa e só sei fazer panqueca usando ovo.

Vou experimentar tua receita! Nham!

Beijos

Andréa disse...

Aproveite, Carla!! Fiz essa receita de novo esses dias e usei mais farinha e mais azeite. O azeite faz a liga que os ovos fariam. Ficou bom DEMAS!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails