quinta-feira, 12 de junho de 2008

Risoto mix de cevada

Neste Dia dos Namorados, em vez de jantar fora por que você nao prepara alguma coisa para o seu amor e comemora à luz de velas? Essa receita de risoto não é dificil e não leva muito tempo. E você escolhe os legumes que quiser (ou que tiver na geladeira).

A cevada, na minha opinião, é tão gostosa quanto o arroz e é uma ótima pedida pra variar um pouco o cardápio. Os três maiores produtores mundiais de cevada são a Rússia, o Canadá e a Alemanha, mas não é dificil encontrar esse cereal, já que a colheita pode ser feita durante o ano inteiro.

Detalhe triste: metade da produção de cevada (aqui chamada de barley) nos Estados Unidos, vai para a alimentação do gado de corte - ou seja, metade da produção desse cereal nos EUA (o que não é pouco) serve só pra alimentar os animais que serão mortos para o comércio da carne. Que desperdício!

De acordo com um estudo nutricional americano recente, a ingestão de grãos de cevada integrais, como os da foto acima, pode regular o seu nível de açúcar no sangue por até 10 horas. Além disso, a cevada é rica em proteína, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e zinco.

A receita pra esse risoto delícia está aqui. A única diferença é que dessa vez, R usou couve crespa, cenoura e cebola.

Tenha um FELIZ DIA DOS NAMORADOS, cheio de amor e (com)paixão!

* Informações nutricionais via Wikipedia.

4 comentários:

Luciana disse...

Estou sofrendo com o Silk.
Acho que vou tentar abolir, mesmo, beber suco e só.
vamos ver...

Roseane, disse...

Eu ontem comi Sptzel com molho de italiano (queijo e basilicum), eu sei que você não usaria o queijo e Proseco. Assistimos o jogo e depois fomos ao cinema, assisti o lindo Benício Del Toro em Things we lost in the fire. No filme ele é vegetariano, você já assistiu?

choc_puddin disse...

even though I don't understand whats written, i don't need to! The pictures say a thousand words. (and I think it makes the blog more exotic if its written in Portuguese!)

Andréa N. disse...

Lu, não desista! Tente outros tipos de leite. Soja não é o único, eu te falei. Tente o leite de arroz ou de aveia, de amêndoas, cânhamo... Não desista do cafezinho bom!

Ro, SIM! Nós vimos "Things we lost in the fire" faz apenas alguns dias, que coincidência! Eu ADORO o Benício Del Toro e achei que ele ARRASOU nesse filme. E também adorei o fato dele ser veggie. Lindo.

Choc_puddin, what a nice comment. Thanks so much. Interesting you should said that, as I've been seriously thinking about writing in English so that I could exchange more ideas with the hundreds of vegan bloggers I see. But I shouldn't give up, I guess. I should keep helping to spread the word to Portuguese speaking people. I won't give up. :)
Cheers!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails