quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nuggets de tempeh marinados

Cubinhos de tempeh caramelizados numa mistura à moda italiana d-e-l-i-c-i-o-s-a, salteados no azeite com pimentão vermelho, cebola e cogumelos, e então servidos sobre uma porção de quinoa (campeã em proteína)! Hmmmm...olha só como é fácil.

Pra marinar os 250 gramas de tempeh:
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres e 1/2 (sopa) de vinagre balsâmico
  • 2 colheres e 1/2 (sopa) de molho de soja (a gente usa Tamari)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 colher (chá) de pimenta vermelha picada
  • 1 colher (chá) de tomilho seco
  • 1 colher (chá) de manjericão seco
  • 1 colher (chá) de alecrim seco
Corte o tempeh em cubos pequenos. Misture os ingredientes acima num pote com tampa. Adicione o tempeh, feche o pote e chacoalhe com cuidado até que todos os pedaços, ou "nuggets" estejam cobertos com o molho. Deixe o pote na geladeira por uma hora ou durante uma noite inteira. Chacoalhe o pote de vez em quando, pra que todos os nuggets sejam envoltos com o molho e o absorvam bem.

Aqueça uma frigideira grande (nós usamos uma panela wok, aquela frigideirona chinesa) em fogo médio. Adicione o conteúdo inteiro do pote (ou seja, o tempeh cortado em cubos e marinado no molho por pelo menos uma hora) e cozinhe por 10 minutos, mexendo bem até que comece a caramelizar.

R, então, adicionou à panela: cogumelos cremini fatiados, cebola picada e pimentão vermelho picado e misturou tudo mais um pouco, colocando mais um pouquinho de azeite, sal e pimenta-do-reino.

Servimos essa mistura, que ficou MARAVILHOSA, sobre quinoa. Fazer quinoa é simplérrimo. A receita básica se faz assim: aqueça um pouquinho de azeite numa panela média; acrescente, se quiser, alho e cebola, e deixe cozinhar por alguns minutos; adicione 1 xícara de quinoa, sal a gosto e 2 xícaras de água ou de caldo de vegetais. Mexa bem. Deixe ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (até que a água seja toda absorvida). Pronto!

O sabor forte do tempeh ficou perfeito com o molho apimentado que ficou marinando por algumas horas na geladeira. A quinoa (alguns chamam no Brasil de "quínua") você pode substituir por arroz ou pela sua massa favorita, ou ainda cuscuz marroquino.

Receita do molho pra marinar via Kozmic Blues

2 comentários:

Roseane, disse...

Pareceu muito bom!!!

Vegelicious disse...

A primeira receita que usei quando experimentei tempeh! Muuuito bom =)
Já faz parte da ementa daqui de casa e foi direitinha para o meu blog (com devidos créditos, claro). Obrigada pela dica =)

http://vegeliciousblog.blogspot.com/

Posts similares

Related Posts with Thumbnails