segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Na despensa

Tanto pra quem já é, quanto pra quem quer começar uma dieta vegana, é bom ter em casa algumas coisinhas básicas. Aqui vai uma lista com alguns dos itens indispensáveis que eu encontrei no site VegCooking (e editei, me baseando na cozinha brasileira):

• Frutas e verduras frescas: Não tenha medo de experimentar.

• Leite de soja, de arroz ou de amêndoas: São ótimos no cafezinho, vitaminas, e também em molhos e temperos.

• Leite de côco e creme de côco: Seu alto teor de gordura é ótimo para sorbets, sorvetes e bolos.

• Molho de soja e tamari: São ótimos como ingrediente básico de molhos.

• Caldo de legumes/vegetais: Existe uma variedade grande de caldos de legumes e vegetais (em substituição ao caldo de galinha ou de carne). Dá pra fazer bastante e guardar no freezer.

• Margarina não hidrogenada: Aqui nos EUA, Earth Balance e Soy Garden são ótimas marcas.

• Óleos e azeites de qualidade: Azeite de oliva extra virgem, óleo de cártamo (safflower), óleo de canola, e de côco.

• Cream cheese vegano: Aqui a marca Tofutti é famosa, mas dá pra fazer em casa tranquilo.

• Maple syrup: Alternativa ao açúcar e ao mel, mas eu prefiro o Agave nectar. No Brasil é mais comum usarmos açúcar mascavo ou demerara, ou ainda melaço.

Levedura nutricional (chamada aqui nos EUA de nutritional yeast): Tem um sabor forte, consistência cremosa e é ótima em substituição a molhos e pratos que levariam queijo. Também usa-se muito em sopas e massas. É fácil de achar aqui nos EUA. Se alguém souber onde vende no Brasil, por favor, avise. (Pesquisando na internet não tenho encontrado nenhuma loja ou site que venda).

• Agar-agar: Perfeito pra preparar gelatinas, pudins e geléias.

• Araruta e/ou amido de milho ou de batata: Ótimo pra engrossar sopas, caldos e molhos.

• Molho de tomate: Sempre útil pra preparar uma refeição de emergência.

• Essenciais: Feijão, arroz integral, legumes congelados e alho.

• Maionese de soja: Use em substituição à maionese tradicional, em saladas de batatas, sanduiches e molhos. Nossa marca favorita é Vegenaise.

• Frutas secas pra quando bate a fome fora de hora: ameixas, uvas-passas, abacaxi, maçã...

• Castanhas, idem: amendoins, amêndoas, nozes, avelãs...

• Um liquidificador

• Um processador

• Uma faca de cozinha

• Bons livros de receita veganos: aqui tem uma seleção.


Tradução/versão e adições minhas - baseados no site VegCooking.

Este site (em inglês), também é uma ótima fonte de informação sobre receitas e nutrição vegana.

5 comentários:

Carlota disse...

eu acrescento tahine e grão de bico! perfeitos para hamburger e falafel! beijos do brasil!!

Carla Beatriz disse...

Andréa,

Adorei as dicas, mas para mim ainda é difícil eu me tornar vegana. Quem sabe um dia?

Beijos

Andréa N. disse...

Carlota, excelente dica! Aqui em casa tambem nao falta!

Carla, devagarinho vc chega la, querida! Vc ja esta a meio caminho. :)

Glauce Lucas disse...

Adorei a listinha!

Respondendo sobre o outro post: nós somos os reis da improvização, raramente seguimos as receitas e não desistimos mesmo ;o)

O último post do meu blog é sobre o 'happy meat' e termina abrindo para uma discussão nos comentários, ficaria muito feliz com a sua participação.

Beijos

Andréa N. disse...

Glauce, excelente discussão. Obrigada por me avisar!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails