quarta-feira, 2 de abril de 2008

Como fazer cream cheese vegano em casa

A Flavia disse que ficou agüada pelos sanduichinhos de tofutti cream cheese e pepino, e eu saí à caça de uma receita de cream cheese vegano caseiro, já que no Brasil, esse produtos já prontos ainda vão demorar a chegar, infelizmente.

Cream Cheese (de tofu) caseiro:

1 xícara e meia de tofu
1/2 colher (chá) de sal
1/8 colher (chá) de sementes de alcarávia
1/4 colher (chá) de endro
Suco de 3 limões pequenos
2 colheres (sopa) de água

Ponha todos os ingredientes num liqüidificador e misture-os até que fique tudo cremoso.

Sirva como recheio de batata assada (baked potato) ou como patê, no pão ou torrada de sua preferência.

*Fla, eu não sei o que são essas sementes de alcarávia, mas caso você não as encontre por aí, acredito que isso não vá detonar a receita. Se alguém tentar fazer, por favor me conte depois!

8 comentários:

Flávia disse...

Dea, vc é demais!!! Além de rápida ;)
E ainda responde minhas perguntas antes mesmo de perguntar!
Brigadão.
Beijos

Eu penso que... disse...

Uhauuu! Vou tentar fazer.
Só por causa das fotos maravilhosas do sanduíche que vc fez. Estou com água na boca todos estes dias...
Bjs

Andréa N. disse...

Fla e Dea, me contem depois!

Carlota. disse...

Andreá,

estou precisando de uma receita de cream cheese..e adorei a sua. antes de eu me aventurar, queria saber se ele parece bastante como "original". Eu preciso para rechear muffins de chocolate amargo.

abraços!

Carolina disse...

Oi Andrea!
Adoro seu blog!

Sementes de alcaravia sao umas sementinhas que lembram a erva-doce. elas tambem sao conhecidas como kummel ou cominho de pao. elas tem um gostinho meio amargo/azedo, e tem um aspecto meio gorduroso. Como essa receita leva 1/8 de colher de cha, eu tambem acredito que elas nao facam muita falta realmente!
=]

Vou fazer essa receita e sonhar com bagels... Eu comia bagels o tempo todo quando morava ai, mas aqui no Braza a gente nao acha assim facil... humm.. que saudades!

Beijos!!

Andréa N. disse...

Carlota- o cream cheese vegano eh exatamente igual em sabor ao cream cheese feito com ingrediente animal. Nao se preocupe.

Carolina- obrigada pelo esclarecimento. Quanto aos bagels, vc nao precisa sonhar com eles, nao. Da pra fazer em casa tranquilo. Eu nunca fiz porque aqui vc compra bagel em qualqer esquina, mas olha soh essa receita:

- 500g de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) de sal
- 330ml de água morna
- 2 colheres (chá) de azeite
- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Misture a farinha e o sal numa tigela grande e faça um buraco no meio. Despeje a água e o azeite no buraco e salpique o fermento por cima. Cubra a tigela com um pano úmido e deixe descansar por 10 minutinhos. Depois do descanso, sove a massa até ela ficar homogênea, macia, brilhante e elástica (se tiver uma batedeira poderosa com gancho de pão pode usar). Se a massa ficar muito grudenta acrescente mais farinha. Cubra a tigela novamente e deixe descansar de 60 a 90 minutos, ou até a massa dobrar de tamanho.

Preaqueça o forno a 200C. Soque a massa e separe-a em oito bolinhas. Ponha seu dedo na farinha e fure o meio de cada bolinha, rodando para que o furo fique grandinho (ele diminui na hora de assar). Coloque os bagels em uma superfície antiaderente, pois são grudentos. Ferva bastante água em uma panela grande. Acrescente sal na panela, abaixe o fogo e ferva os bagels por cerca de um minuto cada um. Coloque-os em uma fôrma, salpique sementes de papoula em um, gergelin em outro, etc. Asse os bagels por cerca de 30 minutos.

Encontrei essa receita num site chamado "mixirica.com.br" mas ela eh bem basica. Todas as receitas de bagel caseiro falam mais ou menos a mesma coisa.

Fernanda Paro disse...

No livro "Cozinhando Sem Crueldade" (pg.62), tem uma receita de Cream Cheese de Tofu, muito gostosa, barata e sem ingredientes difíceis de encontrar. Veja aí:
1 xícara de tofu tipo chinês, drenado
4 unidades de castanha do Brasil
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de polvilho azedo
1 colher de sopa de suco de limão
Sal a gosto

Bata tudo no liquidificador ou mixer até obter uma pasta bem grossa e homogenêa. Coloque a mistura em pote plástico coberto e guarde na geladeira, respeitando a data de validade do tofu.
Fica uma delícia, nós fazemos direto aqui em casa!!!
A receita de maionese vegana tb é ótima.Aliás o livro "Cozinhando sem Crueldade é maravilhoso, a autora Ana Maria Curcelli dá muitas dicas e as receitas funcionam mesmo.
Um bjo e obrigada.
Parabéns pelo blog! Adorei. ;)

Andréa N. disse...

Fernanda, obrigada!! Valeu!!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails