terça-feira, 10 de março de 2009

Purê de batata doce, filés de grão de bico e cuscuz marroquino

Sabe aquela comidinha que enche a pança (eu falava assim quando era pequena, hehe) e deixa a gente feliz? Aquela sensação gostosa de saciedade e prazer que a comida deveria sempre dar e sem envolver nenhum sofrimento, nada que não seja verdadeiramente um ALIMENTO? Esse prato é mais um daqueles.

Descasquei e cortei a batata doce em pedaços grandes, como na foto acima, e puz numa panela com água pra cozinhar por alguns minutos. Quando ficaram macios, amassei num prato com uma pitada de sal e um pouquinho de margarina vegana, até virar um purê. Separei. Enquanto isso preparei os filés de grão de bico (da receita do livro Veganomicon).

Primeiro, amassei bem 1 xícara de grãos de bico cozidos com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Na mesma tigela, adicionei 1/2 xícara de farinha de glúten, 1/2 xícara de farinha de rosca (ou de pão), 1/4 de xícara de caldo de vegetais ou água, 2 colheres (sopa) de molho de soja, 2 dentes de alho picados, 1/2 colher (chá) de tomilho, 1/2 colher (chá) de páprica, 1/4 de colher (chá) de sálvia seca. (Foto acima). Misturei tudo muito bem, primeiro com uma colher e depois com as mãos, até virar uma massa compacta como na foto abaixo.

Dividi a massa em quatro pedaços e, numa superfície lisa, com a ajuda de um rolo de macarrão estiquei bem cada pedaço e moldei até que ficassem com a forma parecida com a de quatro filés (foto abaixo).

Numa frigideira de ferro grande, pré-aquecida, coloquei uma camada fina de azeite e fritei os filés - cada lado por uns 6 ou 7 minutos. Quando virar os filés pra fritar do outro lado, acrescente um pouquinho mais de azeite se for necessário. Estão prontos quando estiverem dourados e firmes. E você pode assá-los no forno se não quiser fritá-los.

Pra aquecer o purê de batata doce, coloquei de volta na panela e acrescentei um pouquinho de leite de soja (sem sabor). Fui misturando tudo até ficar macio e quentinho, pronto pra servir.

Servi os filés de grão de bico e o purê de batata doce (salpicado com cebolinha) com uma salada simples de alface picada, sal e pimenta-do-reino, e um pouquinho de cuscuz marroquino. Ficou show.

Deu água na boca? Então prepare também uma refeição assim, deliciosa e sem ingrediente animal e depois me conte aqui!

8 comentários:

borboleta africana disse...

Comida deliciosa...adorei!
bjs

Leandro disse...

nossa
pelo visto ficou boa mesmo!
=]

Roseane, disse...

Deu água na boca sim. Deu vontade de fazer, só preciso encontrar por aqui essa farinha sem glutém. Vou procurar naquela seção de dietas no supermercado. Vou me atualizar por aqui. Mas tenho uma perguntinha, aliás queria uma sugestão tua. Domingo vou receber um casal, com duas crianças. Elnão comem carne. Vamos oferecer um café com bolo (de chocolate!) agora preciso encontrar uma receita fácil e gostosa de um salgado, mas não quero fritura. Você tem alguma receita assim? De qualquer forma vou fazer meu antepasto de beringela para comer com pão. O que você acha? Bjks

Andréa N. disse...

Borboleta e Leandro- obrigada pela visita!

Ro, o seu antepasto de beringela é uma ótima pedida! Qualquer coisa assim combina bem com um "café com bolo". Um patê em sanduichinhos pequenos também é popular com crianças. Frutas combinam bem com bolo. Vc pode comprar aqueles espetinhos pequenos de madeira e colocar frutas fatiadas em cada um (morango, uva, kiwi...)- fica colorido e gostoso. Pra outras idéias, dê uma olhadinha aqui:
http://brazilnut-nyc.blogspot.com/search/label/Aperitivos%20e%20petiscos

Depois me conte!

Fernanda - www.fernandafranca.com disse...

Notei que o leite de soja vai bem em bolos e afins, mas tentei fazer um molho branco com ele e ficou horrível, adocicado, sei lá. Alguma dica?? Beijoca.

Andréa N. disse...

Fe, achei uma receita de molho branco no blog VegCooking. Aqui vai:

White Bean Alfredo Sauce

1/4 cup vegan margarine
2 cloves garlic, minced
2 cups cooked white beans, rinsed and drained
1 1/2 cups unsweetened soy milk
Salt and pepper, to taste
Parsley (optional)

•In a sauté pan over low heat, melt the margarine. Add the garlic and cook for 2 to 3 minutes.

•Transfer the margarine mixture to a blender or food processor, add the white beans and 1 cup of soy milk. Blend until completely smooth. If the sauce is too thick, add the remaining soy milk until you reach the desired consistency.

•Pour the sauce back into the pan over low heat, then season with salt and pepper to taste. Add fresh herbs, such as parsley, if desired. Cook until the sauce is warm.

Silvia disse...

Andréa, eu já experimentei leite de soja de várias marcas aqui no Brasil, e não consegui achar nada de que gostasse, acho intragável. Posso substituir o leite de soja por que outro ingrediente, você sabe?

Andréa N. disse...

Silvia, depende muito da receita. Por exemplo, ja vi gente substituir o leite de soja por agua, em receita de bolo, mas claro que nao da pra colocar agua no cafezinho, ne?! Se vc nao encontra facil por aih outro tipo de leite, como o de amendoas, ou de arroz, de canhamo, de aveia, entao dependendo da receita da pra usar tofu cremoso, ou entao levedura nutricional misturada em agua. Da pra substituir qualquer coisa, mas depende muito se a receita eh doce ou salgada, etc. Me diz exatamente o que vc gostaria de usar com o leite de soja e eu tento encontrar o substituto mais adequado.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails