sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fritada de couve-flor ao curry

Estou curtindo o finalzinho das minhas férias, mas não poderia deixar de passar aqui e trazer uma receita bem legal pros meus queridos leitores. Essa é mais uma delícia do livro Vegan Brunch, da Isa Chandra Moskowitz. Eu andei pensando que talvez ela não gostasse da idéia de me ver traduzindo suas receitas e postando-as inteiras aqui, então pedi permissão e a autora gentilmente respondeu que não se incomoda com isso. Então, aqui vamos nós.

Fritada de couve-flor ao curry


Pré-aqueça o forno a 400F (ou 200 graus Celsius). Numa frigideira grande, pré-aquecida, salteie 2 xícaras de couve-flor picada, em 1 colher de sopa de óleo de amendoim. Se começar a ficar muito seca, borrife um pouquinho de água. Salteie por uns 10 minutos, até que fique macia e dourada. Adicione 4 dentes de alho picados e salteie por mais uns 5 minutos. Separe.

Abra uma caixinha de tofu firme ou extra-firme (+ou- 500 gramas). Drene e dê uma apertada com as mãos, pra tirar o excesso de água. Numa tigela, esmigalhe o tofu com as mãos por uns 3 minutos, até obter a consistência de ricota. Adicione os seguintes ingredientes e misture bem:

1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de sumo de limão (meio limão +ou-), 2 colheres (sopa) de curry em pó, 1/2 colher (chá) de cominho em pó, 1/4 de xícara de levedura nutricional, 1 cenoura pequena ralada (você pode ralar com um ralador de mão mesmo, direto em cima da mistura), sal a gosto.

Incorpore a couve-flor ao tofu. Misture tudo muito bem. Ponha um pouquinho de margarina numa fôrma ou panela de ferro rasa (segunda foto) e asse por 20 minutos, até a fritada estar firme e dourada. Deixe esfriar por 3 minutos e vire num prato pra servir. O resultado foi um tapa - não achei que ficasse tão absurdamente gostoso. E é um ótimo prato pra se servir num brunch ou até como um jantar light. Genial.

Via Vegan Brunch

4 comentários:

All about... (vegan) food disse...

Ai, toda fritada parece deliciosa! Preciso urgente desse livro. Vou ver se peço ele esses dias e preciso descobrir onde encontro alguns produtos tipo óleo de amendoim pra comprar por aqui...

Como está de férias?

=*

Andréa disse...

As férias foram curtíssimas, mas valeram. Eu precisava muito de um break. Estava cansada e de saco cheio. Dei uma recarrecada. :)

Unknown disse...

Hummmm.... Será essa semana !

Unknown disse...

Hummmm.... Será em breve ! Adorei a dica Andrea, bjao !

Posts similares

Related Posts with Thumbnails