domingo, 30 de agosto de 2009

Falafels

Adoro falafels. Eles são deliciosos e fonte riquíssima de proteína. Essa especialidade vegana da cozinha árabe, pode ser servida como aperitivo ou sanduíche (no pão sírio, com hummus e um pouquinho de tahini). A receita não é difícil. Já postei uma aqui. Dessa vez, segui a receita do livro Moosewood Cookbook, que é um pouquinho diferente.
  • 4 xícaras de grão-de-bico cozido (ou 2 latas)
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres (chá) de cominho
  • 1 colher (chá) de turmérico
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara de cebola picada ou 6 cebolinhas picadas
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • 1/4 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de sumo de limão
  • 1 pouquinho de pimenta cayena
  • 1/3 xícara de farinha
  • óleo pra fritar
Enxágue o grão-de-bico e drene. Misture todos os ingredientes (menos a farinha) no processador, ou uma tigela média, mas não muito - só até obter uma mistura meio homogênea. Adicione a farinha e mexa mais um pouco. Você pode fritar os falafels na mesma hora ou guardar a mistura na geladeira num pote bem fechado, por alguns dias.

Aqueça uma frigideira funda e adicione umas 3 colheres de azeite de oliva. Quando estiver bem quente, frite cada falafel a colheradas. Uma colher de sopa é a quantidade certa. Coloque na frigideira e aperte um pouquinho pra ficar no formato das fotos. Deixe fritar por uns 6 minutos de cada lado, até que fiquem dourados e crocantes. Deixe os falafels sobre papel toalha pra absorver a gordura e sirva-os quentes.

Via Moosewood Cookbook, by Mollie Katzen.

8 comentários:

Dani disse...

Adorei a ideia! Melhor ainda é que tenho todos os ingredientes em casa então posso fazer pro jantar de hoje!
Você sempre me inspirando!
Bjs e obrigadíssima!

Andréa disse...

Que otimo!! Depois vem contar! Beijos.

Isabel Seabra disse...

Olá Andrea!

Desculpe só agora estar a a agradecer a sua excelente e simpática sugestão de visita ao site Vegvida (que adorei...)mas como estive de férias 1 mês não tive oportunidade de o fazer até agora.
Quanto aos falafels também adoro, aliás tudo o que leva grão de bico.
beijos

Silvia disse...

Déia, mas não seria melhor substituir o azeite por algum outro óleo ou margarina (no teu caso, vegana)? Não é recomendável aquecer o azeite de oliva, as propriedades dele se mantêm quando ele está cru.

Just my two cents. :-) Ficou com uma cara boa. Eu estou pra fazer há tempos aquela receita de bife de grão de bico, mas ainda não tomei vergonha na cara. Eu não sou muito de fazer fritura, em geral essas receitas tuas eu acabo fazendo no forno. Fica bom também.

Andréa disse...

Borboleta, nao precisa se desculpar! Espero que vc tenha aproveitado bastante as ferias!

Silvia, dependendo da receita a gente usa oleo de canola (especialmente se a receita pede bastante oleo) ou margarina vegana, mas usamos azeite pra fritar tambem (e usamos cru nas saladas, claro). A maioria das receitas que eu posto, se nao todas, da tranquilamente pra assar em vez de fritar. Otima dica!!

:::GRUPO WENDO/SÃO PAULO::: disse...

Oba, são meus bolinhos preferidos!!! também adooooro os sambubas e agora vou aproveitar pra fazer em casa. :) Parabéns pelo blog andrea!
Elaine

Andréa disse...

Elaine, obrigada! Seja bem-vinda!

Lucas disse...

hum, super simples e parece ser uma delícia valeu : )

Posts similares

Related Posts with Thumbnails