segunda-feira, 14 de maio de 2012

Veganismo - respostas para as perguntas mais comuns

Por que ser vegano?
Porque os animais não existem para nos servir ou entreter. Eles estão sendo torturados e mortos sem piedade a cada segundo, sem a mínima necessidade. Porque a alimentação vegana é deliciosa e super saudável. E porque está mais do que na hora de fazermos a nossa parte e ajudarmos a resolver vários problemas, como sofrimento animal e poluição do meio ambiente.

Nenhuma carne, leite, queijo ou ovos? Mas o que é que um vegano come, então?
Legumes, verduras, frutas, cereais, grãos (risotos, massas, tortas, saladas, quiches, pães, bolos, sopas, pizzas...), tudo o que existe no mundo, menos porcaria.

Como eu faço pra me tornar vegano?
Comece já. Algumas pessoas preferem, mas ninguém precisa fazer transição. Perceba como muita coisa contém ingredientes animais desnecessariamente. A maioria das marcas de margarina, por exemplo, não é vegana. Leia rótulos cuidadosamente. Comece preparando coisas simples como sanduíches, saladas e sopas (com o tempo você vai aprender a preparar pratos fáceis e incríveis). Compre alguns livros de receita veganos.


Mas eu moro com a minha família, que é onívora. Como faz?
Compre o seu próprio leite vegetal e produtos veganos e guarde na geladeira/despensa. Bote a mão na massa. Prepare suas refeições no final de semana e congele. Pesquise na Internet. Dê um google em “receitas veganas”. Respeite os hábitos alimentares dos seus familiares e exija que eles respeitem os seus.

E a vitamina B12? Ela só é obtida de fontes animais.
Ela também é sintetizada em laboratório e pode ser reposta em forma de suplemento vitamínico. E essa é a ÚNICA vitamina que precisa ser reposta pelos veganos. Peça detalhes e dicas ao seu médico ou nutricionista.


Você não tem medo de ficar anêmica?
Anemia pode acontecer com qualquer um, inclusive onívoros. Para prevenir, basta se alimentar direitinho. Fontes boas de ferro: alimentos folhosos verde-escuros, como agrião, couve, cheiro-verde; legumes (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas e açúcar mascavo. Também existem alimentos fortificados com ferro, como farinhas de trigo e milho, cereais, etc.

E como você consegue sua proteína?
Do mesmo jeito que você: na mercearia, feira, supermercado. :)

Leia mais aqui e aqui também.

2 comentários:

Bella disse...

Para acresecentar ao que foi dito:

A alimentação animal não é própria para nós seres humanos. Temos dentes e intestino de herbívoros. Por isso tanta doença existe hoje em dia, sobretudo cancro ligado à alimentação animal. Todo o produto animal torna o nosso sangue ácido e não é possível ter saúde com sangue ácido.

A vitamina B12 na verdade vem da terra. Então se comermos nossas verduras directo da horta, obtemos vitamina B12. Outra forma é através das algas. Em caso de termos problemas de absorção de ácido fólico, fica de facto comprometida a absorção de B12 e aí convém tomar suplementos, embora também não sei até que ponto nosso organismo reconhece B12 sintetizado...

Anemia é maior em pessoas que comem carne do que em veganos pelo simples facto que sangue ácido compromete os glóbulos vermelhos. Toda a verdura crua é rica em ferro e alcalinizante! Óptima vitamina para anemia: suco de cenoura e beterraba...

O problema não é falta de proteína mas sim o excesso... devido ao excesso de proteína surge cancros e doenças degenerativas... não existe falta de proteína excepto em pessoas que morrem à fome.

Além disso seria possível alimentar o mundo inteiro, se a indústria da carne não existisse!!!!

Bjs

Unknown disse...

Para melhorar a absorção do ferro vegetal, coma junto alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo: laranja,tangerina, caju e acerola.
Bjks

Posts similares

Related Posts with Thumbnails