quarta-feira, 2 de maio de 2012

Scones de tomate e alecrim

Eu me recuso a traduzir "scones" como "bolinhos". Eles são muito mais do que isso. São scones, ora bolas. Sempre quis fazer essa receita, que está no livro Vegan Brunch, da Isa Chandra Moskowitz, porque todos os scones que tinha visto por aí eram doces. Esse é muito mais a minha cara. :) A receita dá um pouquinho mais de trabalho do que um bolinho comum, mas vale muito a pena. Experimente.

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/4 de xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

1/2 xícara de azeite de oliva
1 xícara e 1/2 de molho de tomate
1 colher (chá) de vinagre de maçã
2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado (uns 4 raminhos)

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius (ou 400F). Unte  levemente uma assadeira. Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento, açúcar, sal e pimenta.

Ponha o azeite num copo ou tigela de medição grande, e junte o molho de tomate, o vinagre e o alecrim. Misture tudo muito bem, no próprio copo de medição, assim não precisa sujar outra tigela.

Faça um buraco no meio da farinha e acrescente os ingredientes líquidos. Misture cuidadosamente, usando uma colher de pau. Quando a mistura estiver meio grudenta, ponha um pouco de farinha numa superfície lisa e vire a mistura por sobre a farinha. Trabalhe essa mistura gentilmente com as mãos até que ela vire uma massa macia; não trabalhe demais a massa ou ela ficará borrachuda demais. Deixe uns pedacinhos com umas manchas de farinha. Se a massa estiver muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha, até que ela fique mais fácil de trabalhar com as mãos.

Divida a massa em dois pedaços e forme cada pedaço num disco, como uma mini-pizza. Agora corte cada pedaço em seis, como quem fatia uma pizza. Coloque os scones na assadeira e deixe no forno por 14 a 16 minutos, até a parte de cima ficar firme. Remova os scones do forno e deixe-os esfriar um pouquinho num prato. Sirva-os mornos ou à temperatura ambiente.  

Agora que o tempo ficou mais fresquinho, essa receita é uma excelente pedida, seja para um brunch de domingo ou para um café no meio da tarde, durante a semana. São deliciosos.


Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails