sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Substituindo os ovos

Dá pra veganizar praticamente qualquer receita que você queira. E se a tal receita pedir ovos, aqui vão várias alternativas para o uso deles. Deixe as pobres galinhas em paz, e faça comidinhas veganas deliciosas simplesmente substituindo os ovos.

Dicas e truques para substituir ovos:


Muitos livros de receita veganos aqui nos EUA já se utilizam das formas mais populares de substituir ovos: usando uma marca chamada Ener-G pra assar bolos ou outros doces, ou usando tofu mexido em vez de ovos mexidos, e usando o próprio tofu no preparo de quiches ou tortas. Mas há muitas outras opções que podem inclusive funcionar melhor, dependendo da receita.

• 1 ovo = 2 colheres (sopa) de amido de batata (bom pra dar liga)

• 1 ovo = 1/4 (xícara) de ameixa seca amassada

• 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de maçã (ótimo pra sobremesas)

• 1 ovo = 1 banana amassada: também ótimo pra sobremesas, mas o produto final vai ter uma textura grossa. Adicione 1/2 colher (chá) de fermento pra obter uma textura mais fina

• 1 ovo = 2 colheres (sopa) de água + 1 colher (sopa) de azeite + 2 colheres (chá) de fermento

• 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de batatas: ótimo pra dar liga em certas receitas

• 1 ovo = 1 colher (sopa) de semente de linhaça em pó misturada a 3 colheres (sopa) de água (deixe em fogo baixo até quase ferver). Excelente adição de ômega 3 à sua receita.

• 1 clara de ovo = 1 colher (sopa) de ágar-ágar em pó dissolvida em 1 colher (sopa) de água: bata a mistura, deixe esfriar na geladeira e bata de novo.

Lembre-se de que é importante escolher o substituto apropriado pra cada prato. Ameixa seca amassada não vai funcionar numa "omelete", e purê de batatas não vai ficar legal num bolo. Pense na função que esse substituto do ovo vai ter no prato que você está criando: ele está ali pra dar liga ou pra fazer crescer? - e pense no sabor do seu prato. Depois de algumas tentativas, mesmo que algumas não dêem certo, você vai encontrar pelo menos uma maneira bem legal de substituir os ovos em praticamente qualquer prato. Experimente!

Via Veg Cooking blog

7 comentários:

Fernanda França disse...

Deia, pensei muito em vc anteontem. Fiz um bolo salgado vegano. Vc sabe, não sou nem vegetariana ainda, mas eu sou forte, rs... parei a carne vermelha em novembro do ano passado e nunca pensei que conseguisse ficar tanto tempo sem, mas olha eu aqui! ;o) Como cada vez menos frango, mas ele aparece ainda uma vez a cada 15 dias, mais ou menos. peixe aparece com mais freqüência porque adoramos, cerca de 2 vezes na semana. E nos demais, legumes e tudo o que gostamos. E então comprei leite de soja e gostei (aqui não temos, infelizmente, opções de demais leites). E ovos eu não tenho comido tanto como antes (eu amo ovo, sou sincera, como sempre). Mas eu comia TODO DIA, agora como uma vez a cada 15, por aí. E o bolo que fiz ficou gostoso, sem ovo, nem leite, nem nada, com recheio de cebola, tomate e hummmm cogumelos. Mas ainda não ficou, sabe... tão fofo e crescido. ADOREI esse seu post, acho que foi o melhor até hoje, é prático, ajuda, dá opções, adorei, viu? Obrigada de verdade, vou tentar de novo. Vc tem outra receita boa de bolo/torta salgada? Beijos, querida. Desculpe o comentário longo. Fê.

Andréa disse...

Não se desculpe pelo comentário longo, Fê! Eu adorei! Que bom que esse post foi útil e estou boba com a sua mudança de deita tão rápido! Eu sei que você ama os animais e que quer devagarinho ir largando de comer ingredientes animais, mas é uma alegria enorme ver que você está seriamente disposta e agindo concreta e conscientemente nesse sentido. Tô muito orgulhosa de vc e do maridão e imagino que vocês dois já devem estar se sentindo MUITO melhor fisicamente. Parabéns! E obrigada por dividir isso tudo conosco! Beijos.

Fernanda França disse...

Fico muito feliz por dividir isso com você. Maridão apóia totalmente. Eu não mudo de um dia pro outro porque se eu fizer isso, eu volto e acho melhor ser devagar, mas sempre, sabe? ;o) para te deixar feliz, posso te contar mais uma coisa? Mamãe e vovó comem cada dia menos carne. Minha avó era muito carnívora, mas aos poucos fomos conversando... hoje em dia eu vou à casa delas e vejo legumes... é uma mudança radical. Claro, ainda há muito peixe e frango, mas carne vermelha já ouvi da boca das duas "ah, prefiro não comer", rs... Será que estamos silenciosamente influenciando a família? ;o) Beijos.

Andréa disse...

É realmente uma mudança radical quando falamos em termos familiares. Acho que estamos influenciandoo sim, e muito, Fê, mas não silenciosamente, hehe, porque nós duas provavelmente adoramos um papo e sempre que podemos expomos nossas opiniões a quem estiver por perto. :) Mas, sim, devagar e com muita educação e respeito, estamos sim influenciando a TODOS. Devagar e sempre... :)

Anônimo disse...

Andréia, gostei de saber dos outros tipos de substitutos, alguns eu já sabia, mas outros nunca tinha pensando, nem ouvido falar.

Eu tô conseguindo substituir bem e sem mudança no sabor dos bolos e pães, com a lecitina de soja, e eu uso a líquida, tem aspecto de melado e vende em lojas de produtos naturais (no Brasil). A proporção é de 1 colher de sobremesa de lecitina de soja para cada ovo. =)

Abraço e parabéns pelo blog super lindo e totalmente instrutivo. ;)

Andréa disse...

Tatiana, ótima dica! Obrigada pela sua presença por aqui e pelas doces palavras. :)

Fay van Gelder disse...

Adorei as dicas e vou colocar em pratica, algumas já uso, outras vou experimentar.

Bjo

Posts similares

Related Posts with Thumbnails