sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pizza do bem

Final de semana pede pizza e nada melhor que praparar uma fresquinha, na sua cozinha, sem tortura, sem sofrimento, sem restos mortais. Como eu já disse antes, a massa de pizza é por natureza vegana. Se você não colocar por cima nenhum queijo, ovos ou carne, pronto!, sua pizza é inteirinha vegana. Escolha os ingredientes mais frescos que você puder encontrar. Compre dos agricultores locais. Prepare uma pizza pra família ou pros amigos e dê você mesmo o exemplo de compaixão!

A massa pode perfeitamente ser misturada a mão, com uma colher de pau. Nós usamos a maquininha porque tínhamos acabado de ganhar o brinquedo novo e queríamos experimentar. :)

Ingredientes: 4 xícaras de farinha (nós usamos 2 de farinha de trigo e 2 de farinha integral), 3 xícaras de água morna, 1 pacotinho de fermento (ou 1 colher e 1/2), 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Coloque a farinha em uma tigela e adicione o azeite. Dissolva o fermento na água morna e incorpore à farinha, misturando bem com uma colher de pau. Acrescente o sal e trabalhe com as mãos (ou use a maquininha) até obter uma massa meio pegajosa. Forme uma bola com a massa, cubra com um pano de prato e deixe por uns 15-20 minutos. Ela irá crescer.

Com as mãos levemente enfarinhadas, trabalhe um pouco a massa e forme uma bola. Divida-a ao meio (ou divida-a em 3 partes, se você prefere uma pizza mais fina e crocante, como eu) e com a ajuda de um rolo de macarrão, estique e amasse cada pedaço, obtendo os círculos no tamanho da fôrma que você vai usar. Enquanto isso, o forno aquece.

Agora a massa de pizza está prontinha pra ser coberta com os ingredientes que você quiser. Nós usamos molho de tomate simples, espalhado na base com a ajuda de uma colher. Espalhamos por toda a superfície, cogumelos fatiados, espinafre fresco cortado em tiras e rodelas de linguiça de soja. Finalizamos com queijo de soja ralado, salpicado sobre toda a pizza.

Leve ao forno quente por mais ou menos 15 ou 20 minutos. Como o tempo depende muito da textura da pizza (nós gostamos bem fininha), do seu forno e do tipo de pedra ou fôrma que você usa, fique de olho pra não deixar cozinhar demais (ou de menos).

Bon appétit! E bom final de semana!

4 comentários:

Carla Beatriz disse...

Andréa,

Ontem encontrei este texto sobre o Thanksgiving e os vegetarianos. É bem interessante: http://www.newsweek.com/id/169906&GT1=43002

Beijos

g disse...

hmmm que delícia!
mto bacana seu blog, vou linkar no meu! bjao!

Andréa disse...

Carla, muito interessante! Obrigada por mandar o link!

Gija, obrigada! Volte sempre!

Lucas disse...

hum! q linda massa. Deu vontade de comer pizza agora ein! ; )

Posts similares

Related Posts with Thumbnails