sábado, 31 de janeiro de 2009

Bolinhos de arroz

Veganizei a receita da minha mãe! Eu tinha dito que queria muito, pois morro de saudade dos bolinhos de arroz dela, só que eles levam ovo e queijo ralado. Eu finalmente consegui exatamente o mesmo efeito sem precisar usar os ingredientes animais! Olha só:

- 3 colheres de farinha de trigo integral
- sal a gosto
- 2 colheres de amido de batata dissolvido em 3 colheres (sopa) de água (substituindo 1 ovo)
- 2 colheres de levedura nutricional (substituindo o queijo ralado)
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva (ajuda a dar mais liga)
- salsinha seca
- pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara de água
- 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
- Pitada de estragão em pó
- 2 xícaras de arroz branco ou integral cozido (aquele que sobrou do dia anterior e foi pra geladeira, sabe?)

Com exceção do arroz, misture todos os ingredientes acima muito bem e então adicione o arroz no final. Misture bem novamente. Frite em óleo quente a colheradas. Eu usei óleo de canola numa panela de ferro. Minha mãe enrola cada bolinho na mão e passa na farinha de rosca (ou de pão) antes de fritar. Também fica delicioso.

Esta receita rendeu uns 20 bolinhos. Ahh... me esbaldei!

Bom final de semana!

8 comentários:

Elaine disse...

Hummmm... Parecem deliciosos!!!

Abraço e bom fim de semana!

Andréa disse...

E agora viraram febre aqui em casa, Elaine! :)

Abraço e bom final de semana pra você também!

All about... (vegan) food disse...

Ahhh os bolinhos de arroz! Preciso dar um jeito de encontrar todos os ingredientes aqui e fazer =DD

O Matteo (meu marido) tentou fazer outro dia uma receita que é uma bola de arroz recheada, mas além de não ter dado muito certo, não achei muita graça e fiquei com mais vontade ainda dos bolinhos brasileiros!

Anônimo disse...

Oi, Andréa! Já vi várias receitinhas por aqui que usam farinha de rosca, que, pelo menos por aqui, é feita de pao, certo? Pao esse feito com ovos e leite...vc usa que tipo de farinha de rosca?
Beijos e obrigada pela lista de compras!!

Andréa disse...

Glauce, as vezes uma receita nao da muito certo. O lance eh nao desistir. Tentar descobrir o que nao funcionou e substituir tambem eh divertido. Eu costumava morrer de medo de improvisar e seguia receitas a risca. Agora ja estou botando as asinhas de fora e mudando ingredientes, hehe.

Denise, aqui a farinha de pao eh feita de trigo integral (e nao de pao). A marca que usamos eh "King Arthur". Mas tambem usamos "bread crumbs" que no Brasil seria a farinha de rosca. A marca que a gente compra eh vegana (a japonesa Panko). De sempre uma olhada nos ingredientes da embalagem. Outro lance eh fazer em casa. Comprar pao (comum, sem ovos), torrar no forno e depois moer. Essa seria a forma mais segura, neh?!

Carla Beatriz disse...

Andréa,

Sobrou arroz lá em casa e eu pensei imediatamente nesta receita vegan, já que eu também só sei a receita que leva ovo! Depois eu te conto como foi!

Beijos

Unknown disse...

Olá, muito obrigado pela receita...já estou indo pra cozinha gora mesmo!!

www.diariovegano.blogspot.com

Flora Maria disse...

Confesso que tenha uma certa dificuldade em fazer algumas receitas sem leite ou ovos...
Ontem experimentei fazer aquela torta de liquidificador sem leite (mas usei ovos), pois minha nora não pode usar laticínios pois está amamentando sua filhinha prematura e indicaram para que ela não tomasse leite e derivados.
A massa ficou razoável...

Sei que é perfeitamente possível, mas ainda acho difícil. Vou conseguir !!!

Beijo

Posts similares

Related Posts with Thumbnails