sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bolinhos de batata e cogumelos

Mais uma receita veganizada, adaptada do "Livro Completo da Cozinha Vegetariana", edição portuguesa do livro concebido por Haldane Mason (Londres), que meu querido amigo Márcio me trouxe do Brasil.

Ingredientes
  • 450 gramas de batatas cortadas em cubos
  • 2 colheres (sopa) de margarina vegana
  • 170g de cogumelos variados, picados
  • 4 dentes de alho esmagados
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de amido de batata dissolvida em 3 colheres de água
  • Cebolinha fresca picada
  • Farinha de trigo pra empanar
  • Óleo pra fritar
  • Sal e pimenta a gosto

  1. Coloque os cubos de batatas numa panela com água fervendo e um pouco de sal e deixe cozinhar por uns 10 minutos, até estarem macias

  2. Escorra bem as batatas e amasse-as com um esmagador ou garfo, como se fosse preparar um purê

  3. Enquanto isso, derreta a margarina numa frigideira. Junte os cogumelos e o alho e cozinhe, mexendo constantemente, durante 5 minutos. Escorra bem.

  4. Incorpore os cogumelos e o alho na batata e adicione a água, o amido de batata e a cebolinha e misture tudo muito bem.

  5. Molde com as mãos os bolinhos, como na foto. Dependendo do tamanho que você queira fazê-los, rende vários. Passe-os com cuidado na farinha até o exterior estar bem revestido.

  6. Aqueça o óleo na frigideira. Adicione os bolinhos de batata e frite-os em fogo médio por uns 10 minutos, até ficarem dourados. Vire-os pra fritar do outro lado, retire-os da frigideira e deixe-os secar num papel toalha. Sirva-os ainda bem quentes com uma salada caprichada. Você pode também prepará-los no forno, em vez de fritar.
Como é bom veganizar uma receita! E como tem sido cada vez mais fácil... Tenho aprendido muito experimentando com esses pratos gostosos e simples. Nesse caso, a receita pedia um ovo e tudo o que eu fiz foi substituí-lo pela água + o amido de batata. Viu só como é fácil? Aqui tem mais dicas de como substituir ovos e transformar receitas em verdadeiros achados veganos.

Lembre-se, os animais não precisam sofrer pra que o nosso paladar seja satisfeito. Comida boa é comida vegana! ;)

Happy (vegan) Friday!

3 comentários:

Amanda Flesch disse...

Olá! Estava pesquisando sobre Brasil e Nova York na internet e encontrei o seu blog logo na primeira página! Muita sorte, pois já pesquisei sobre blogs vegans e nunca encontrei algo como o seu O_o

Fiquei muito feliz de encontrar uma vegana em Nova York, eu pretendo morar aí! Eu também sou vegan, quero dizer, quase... Eu teria completado um ano se não fosse a pressão da família, que é ovo-lacta... Já dei umas escorregadas, mas sempre me arrependo...

Adorei a idéia dos planfetos! Acho que irei fazer isso pelo condomínio e pelo bairro xD !!!

Eu já tive blogs, mas não tenho mais tempo e vontade como antigamente... Atualmente estou na equipe do site www.X-Britney.com

Amanda Flesch! Não, não é o superherói xD

O bolinho parece ser uma delicía! (Já pedi pra minha mãe me dar de Páscoa um ovo de soja) Acho que vou fazer uma receita vegan para eles experimentarem neste dia!

Vou visitar aqui mais vezes! Amei seu blog!

Abraços _o/

Isabel Seabra disse...

Delícia..!

A propósito de bolos sem ovos vai espreitar o meu bolo de cenoura vegan...e experimenta fazer.
bjs

Andréa disse...

Amanda, seja bem-vinda sempre!

Borboleta, ótima dica, obrigada!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails