sábado, 4 de setembro de 2010

Londres Vegana

Eu fui a Londres em março, numa viagem curtinha porém deliciosa, e fiquei de postar aqui umas dicas veganas, mas com a correria, não rolou. Então, vamos lá, porque nunca é tarde pra umas boas dicas veganas internacionais.

Minha visita foi a uma amiga muito querida, e que sabe TUDO sobre alimentação saudável. Ela inclusive trabalha com isso como terapeuta holística, especializada em alergias e restrições alimentares.

Uma parada obrigatória para os amantes do bom café é o Monmouth (foto acima). Cafés de todos os tipos e lugares, pra levar ou tomar ali mesmo. O espaço (que não é vegano) é minúsculo e lota o tempo todo - mas vale a pena. E fica numa área linda, Covent Garden, cheia de lojinhas legais e ruelas fofas de pedra. O endereço é o número 26 da Rua Monmouth.

Esse restaurante vegano sensacional, dentro de um ônibus típico londrino, chama-se Vegan Routes. Confortável e extremamente amigável (o cozinheiro e o garçon batem papo com você, explicam os pratos e fazem substituições sem problemas), esse tipo restaurante é ótimo pra levar os amigos e experimentar uma comida vegana dos deuses.

Essa foi a refeição que eu escolhi no restaurante Vegan Routes: legumes ao curry à moda africana servidos sobre quínoa, e uma saladinha pra acompanhar. Extremamente bem feito, extremamente apimentado. P.E.R.F.E.I.T.O.

O Borough Market é um mercadão de domingo onde você encontra de tudo. Mas de tudo MESMO. Todos os tipos de verduras, legumes, sucos frescos caseiros, vitaminas (smoothies), ervas... E lá dentro tem uma praça de alimentação improvisada onde vendem vários tipos diferentes de comidas. Pra todos os gostos, claro. Não é um mercado barato, mas é um passeio bem interessante.

Esse estande de azeitonas, dentro do Borough Market te dá uma idéia da quantidade de comidas frescas e variadas que eles têm. Só esse estande já é enorme e você pode experimentar os vários tipos de azeitonas e molhos diferentes. Adoro azeitona.

Essa mesa, também no Borough Market, vende chutneys feitos em casa. Esse molhinhos cremosos indianos são de enlouquecer. Se você nunca experimentou, prepare você mesmo. A internet está cheia de receitas de chutney: agridoce, apimentado, salgadinho... Qualquer hora posto uma aqui.

Neil's Yard Salad Bar é um restaurante vegano brasileiro situado numa pracinha super fofa, chamada Neil's Yard. Eu comi ali um muffin de ervas vegano delicioso.

E fui também num restaurante indiano, o Kovalam, no bairro de Kilburn - um lugar simples, mas aconchegante, especializado em comida autêntica do sul da India - onde prepararam pra gente um jantar vegano maravilhoso. Fofos. ADOURO comidinha indiana, mas a maioria dos pratos usa ghee, que é feita de gordura animal. Mas como tem gente boa e generosa nesse mundo, não custa ligar antes e perguntar se o tal restaurante prepararia pra você e seus amigos uma refeição vegana, certo? No nosso caso deu certo tentar e ainda batemos o maior papo com o dono do restaurante. O jantar ficou delicioso. Foi uma noite inesquecível.

Londres é uma das cidades mais "vegan-friendly" do mundo, você sabia disso? "Vegan-friendly" significa que é fácil encontrar lojas com ingredientes veganos, produtos veganos e restaurantes especializados ou com opções veganas. Além disso, claro, é uma cidade riquíssima em beleza e história. Tudo de bom. :)

8 comentários:

Mª de Lourdes disse...

Amoooooooooo Londres! É o nosso Vegan Paradise!
Q saudadesssssssssssssssss!
(quase chorei)
Obrigada pelas memórias.
Bjx
xoxo

Andréa disse...

Ah, que legal! Obrigada pela visita! Beijão.

Julio disse...

Eu só consigo pensar no dia em que o Brasil terá 1/10 dessa variedade/disponibilidade.

Recentemente viajei para São Paulo (sou de Pernambuco) fiquei algum tempo na liberdade e no litoral... e para mim foi como estar no paraíso vegetal! rsrs

Fico imaginando como seria estar num lugar tão... tão... ético.

All about... (vegan) food disse...

Nao tive a chance de ir ao Vegan Routes ainda mas todo mundo fala super bem de lá!

Quanto ao Neil's Yard Salad Bar, eu já conhecia, mas quando estive em Londres em fevereiro, alguns amigos que moram la disseram que o lugar não é mais vegetariano, vendendo alguns pratos com peixe. Fiquei super triste com a notícia e acabei não indo lá. Você viu pratos com peixes quando esteve por lá?

Andréa disse...

Ah, que pena. Não vi, Glauce, mas eu passei por ali rapidamente. Nem cheguei a sentar. Estava rodando pela área e só parei pra comprar o muffin salgado e continuar batendo perna. Que notícia triste.

Andréa disse...

Julio, aqui (ou em Londres) nem todo mundo é tão ético. :) E estamos falando em grandes capitais: SP, NY, Londres. Tem muita gente ainda nesse mundo que nunca ouviu falar em veganismo. A gente precisa continuar batalhando pra espalhar informação. Mas com certeza, o Brasil precisa de mais opções veganas. Quanto mais melhor. :)

Flora Maria disse...

Oi, Andréa:

Ainda sou somente vegetariana, mas chegarei lá...

Escolhi essa sua postagem para colocar na comemoração dos 4 anos do meu blog.
Veja aqui:
http://floradaserra.blogspot.com/2011/09/4-ano-de-flora-da-serra-vamos-festejar.html

Francis disse...

I recently went to Brazil and was amazed at how different the food and culture was from London.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails