sábado, 10 de março de 2012

Veganando

Como eu já disse aqui antes, o meu outro blog, o Animalista, que existia no portal da MTV Brasil, foi sumariamente executado ano passado pelo novo diretor de conteúdo da MTV - sem aviso prévio, sem explicação, sem dó nem piedade.

Quando descobri isso, por acaso, simplesmente tentando acessar o site, percebi que ele já estava fora do ar. Tentei em vão cobrar uma explicação e reaver os posts que tinham sido publicados. Nada. Fiquei a ver navios, só com os rascunhos que eu tinha guardados.

Pra que aquelas informações preciosas não se percam, resolvi começar à partir de hoje a republicar aqui no brazil nut os posts, recauchutados, do falecido Animalista - revezando-os com posts novos. Espero que vocês curtam.

--------------

O que é um "vegano"?

Vegano é alguém que tenta evitar tanto quanto é possível todas as formas de exploração dos animais por comida, roupas e qualquer outro motivo. Isso é praticado em benefício das pessoas, dos animais e do meio-ambiente. Veganos se alimentam de uma dieta vegetal, livre de quaisquer produtos animais como carne (e isso inclui peixes, crustáceos e moluscos, tá?), leite animal, ovos, mel e gelatina. Mas os veganos vão além da dieta. Também evitamos produtos animais como couro, lã e seda para a vestimenta e outros propósitos.

Seguindo essa filosofia de não-exploração animal, veganos também não apoiam circos com animais, corridas de cavalos ou cães, touradas, rinhas, rodeios... enfim, qualquer atividade que explore os animais, seja por entretenimento, vestimenta, experimentos, etc.

Essa é uma diferença básica entre veganos e vegetarianos. Alguém que se diz vegetariano, provavelmente está falando somente de sua dieta, e provavelmente consome laticínios e/ou ovos.

Se você não sabia o que era veganismo, agora já sabe.

Um comentário:

Zé da Trouxa disse...

Olá de Portugal.

Adoro saber que o estilo vegan tem cada vez mais adeptos.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails