quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Nhoque de mandioquinha ao pesto


Esse nhoque é ridiculamente fácil de fazer e fica tão bom. Tudo com mandioquinha fica bom, néam? Faça-o no dia 29 de qualquer mês e não esqueça de colocar uma grana embaixo do prato. Vai deixar o nhoque mais gostoso, garanto. ;-)

Nhoque

Use 500g de mandioquinha (também conhecida como batata baroa) - isso é o equivalente a 6 ou 7, descascadas e cozidas em água com um pouco de sal e azeite. Quando estiverem macias, descarte a água e amasse a mandioquinha na panela mesmo, como se fosse fazer um purê. Ligue o fogo bem baixinho, só por 1 ou 2 minutos, pra secar bem todo o  líquido. Desligue o fogo, adicione 1 xícara de farinha de aveia (ou aveia em flocos finos) e misture bem, com as mãos se preferir, e corrija o sal e a pimenta a seu gosto.

Faça rolinhos compridos de mais ou menos 1,5cm de diâmetro e corte em pequenos retângulos de 2cm. Cozinhe o nhoque em água fervente com sal até que eles subam à superfície da água - uns 3 minutos. Não falei que era fácil? A aveia dá a liga perfeita. Rende de 4 a 5 porções, dependendo da fome.

Molho pesto

Já fiz esse molho de várias maneiras diferentes, mas encontrei esta receita e acho que é a minha favorita. Pra ver as anteriores, basta clicar em "Molho Pesto" na lista lateral aqui do blog.

Bata umas 5 ou 6 vezes no modo pulsar do processador 2 xícaras de manjericão fresco, 1/2 xícara de pinoli ou nozes, e 2 dentes de alho. Agora ligue no modo normal e vá adicionando azeite devagarinho, no total de 1/2 xícara. Acrescente um pouquinho de sal, pimenta, 1 colher (sopa) de limão e 2 colheres (sopa) de levedura nutricional. Pulse mais algumas vezes. Experimente e corrija sal, pimenta, etc. Pronto! Rende 1 xícara cheia.

Obs.: A receita original pede 3 colheres de levedura nutricional, mas eu achei demais. Além disso, não se preocupe se você não tiver levedura nutricional. Já devia vender no Brasil, mas acho que ainda não se encontra por aqui.

Agora, misture com cuidado o molho pesto no seu nhoque sensacional e bem brasileiro de mandioquinha e sirva para impressionar amigos, familiares, namorada/o, sogra/o, vizinha/o, etc.


3 comentários:

Anônimo disse...

Hum...Parece muito bom =] haha posso fazer uma pergunta que não tem a ver com o post? Como vai a pit? ficou nos USA ou voltou com vocês? saudade de ver a cara daquela lindona :3
Deby

Andréa disse...

Oi Deby, com certeza a Tiny voltou com a gente. Jamais a deixaríamos lá. Ela está bem, obrigada! Super feliz e envelhecendo saudável e com dignidade. :) Adora passear na praia e fazer novos amigos peludos. Beijo e obrigada por perguntar!

Di Torquato disse...

Incrível coincidência! Ver essa receita justo no dia 29! Amei ameiiiiiiiiii

Posts similares

Related Posts with Thumbnails