sexta-feira, 17 de junho de 2016

O que são PANCs?


PANCs são Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, plantas que podem servir de alimento (e remédio) mas que não estão entre as plantas comumente encontradas nos mercados como alimento. A prática da agricultura foi selecionando apenas algumas variedades, inclusive fazendo com que sejam dependentes de cuidados para prosperar, contribuindo para o progressivo esquecimento de outras possibilidades alimentares. Nossos antepassados consumiam mais de cem espécies vegetais durante o ano, enquanto o homem moderno raramente ultrapassa 30 ou 40 espécies. As PANCs costumam ser mais nutritivas e mais medicinais.

Outro aspecto interessante de conhecer as PANCs é o fato de ganharmos mais intimidade com a paisagem e interação com a natureza, ampliando nossa percepção e sensibilidade.

Semana que vem, aqui em Santos, vai haver uma palestra gratuita sobre PANCs. Neste encontro o escritor e pesquisador Pedro Ivo irá explorar a importância das PANCs para nossa saúde, soberania e contato com a natureza. Algumas espécies coletadas serão mostradas e ele falará de algumas das PANCs mais conhecidas e fáceis de encontrar.

Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas aqui


PALESTRA PANC
Quinta-feira, 23 de junho de 2016 
Das 20h às 22 horas 
R. Goytacazes, 8
Bairro do Gonzaga
Santos, SP

Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails