quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Torta de lentilha vermelha e alho-poró

Meu amigo Márcio Tadeu me deu um livro sensacional chamado "O Livro Completo da Cozinha Vegetariana", quando veio nos visitar no final do ano passado. Ficou um pouquinho chateado quando descobriu que o livro não era completamente vegano, mas eu o acalmei dizendo que posso, hoje em dia, veganizar virtualmente qualquer receita e que, além do mais, esse livro tem algo que eu adoro e que nem todo livro de receitas tem: fotos de tudo - dos pratos prontos e do passo-a-passo. Eu só consigo improvisar se puder ver como a receita normalmente fica quando pronta. :)

A minha torta é baseada na receita da página 162: Tarte Saborosa. Mas eu mudei bastante os ingredientes. Acrescentei o alho-poró, o molho apimentado e um bando de ervas que eu tinha em casa e adoro. Ficou um escândalo! Vamos lá...

Torta de lentilha vermelha e alho-poró

Ingredientes:
  • 200g de lentilhas vermelhas, enxagüadas (não, eu nunca vou desistir do trema)
  • 300 ml de caldo de legumes
  • 1 colher (sopa) de margarina vegana
  • 1 talo de alho-poró picado
  • 1 pimentão vermelho, sem sementes, picado
  • 1 tomate, sem sementes, picado
  • 2 colheres (sopa) de levedura nutricional
  • 2 colheres (sopa) de salsinha (fresca ou seca) picada
  • 1 colher (chá) de molho de alho/chili (molho picante fácil de achar em loja oriental, mas você pode usar pimenta-do-reino ou o que quiser, na verdade)
  • 1 colher (sopa) de coentro seco
  • 1 colher (chá) de erva-doce
  • Sal a gosto
Modus Operandi:

Eu já tinha no congelador aquela massa integral pra torta ou quiche, pronta. Para o recheio: puz as lentilhas numa panela pequena com o caldo, uma pitada de sal e deixei ferver. Baixei o fogo e deixei cozinhar por 10 minutos, até o líquido ser absorvido e a lentilha estar tenra, quase um purê. Separei.

Enquanto o forno aquece a 200 graus Celsius (ou 430F), faça o seguinte: numa frigideira (foto acima), derreta a margarina, junte o alho-poró, o pimentão e o tomate e deixe cozinhar mexendo o tempo todo, até ficar tudo macio. Aí, adicione o purê de lentilhas, a levedura nutricional, a salsinha, o molho de alho com chili (fortíssimo!), o coentro, a erva-doce e mais um pouquinho de sal. Misture tudo muito bem na frigideira, até a mistura ficar, sei lá, perfeita. :)

Ponha com cuidado essa mistura sobre a massa de torta, como na foto acima, e leve ao forno por 30 minutos ou até o recheio estar firme. Voilá!

Marcito, obrigada querido! Mission accomplished!

8 comentários:

g disse...

opa, acho que vou testar essa daí hein? adoro lentinhas, alho poró, então hmm parabéns pela criatividade!

Carlota disse...

parece muito delicioso! pena q eu nunca vi p vender por aqui massa pronta de quiche..amo alho poro, lentinha, tomate e pimentão..a erva-doce vou deixar de lado. depois que eu fizer, boto no blog! beijoooooos

All about... (vegan) food disse...

Que prato lindo e colorido, você ia responder bonito no meu último post! Parece deliciosa também a receita ;o)

Carla Beatriz disse...

Nham, nham, fiquei com água na boca!

Anônimo disse...

Lindo de viver!! =)
Além de lindo e colorido, deve ter ficado delicioso, ótima combinação.
Parabéns!

Andréa disse...

Obrigada, meninas!

Quanto à massa pra torta ou quiche-- a gente aqui em casa já combinou de prepararmos nós mesmos a próxima. Prometo que ponho a receita aqui!

Dani disse...

Andrea,
Amei a receita! Estou precisando de inspiracao! me diz uma coisa qual o nome da tal levedura em ingles e eu acho no supermercado normal? Outra coisa, coentro in english e o que???
Bjs

Andréa disse...

Dani: o nome eh "nutritional yeast" e eh um excelente complemento vitaminico ao mesmo tempo em que deixa as receitas mais cremosinhas. coentro em ingles eh "cilantro".

Depois me contem como ficou!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails