segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Carne X Meio Ambiente

O desflorestamento ainda é o maior problema nas florestas da América do Sul, como no Mato Grosso, no Brasil. Com os altos preços da soja - que é principalmente usada como alimento de gado, não de pessoas - os fazendeiros são encorajados pelo governo a aniquilar a terra. Alguns grupos ambientalistas se ofereceram para pagar os fazendeiros pra manterem as terras com suas florestas, mas não dá pra competir com o lucro obtido da agricultura de soja, milho e criação de gado.

Via VegNews Magazine's latest issue. O texto acima foi obtido da edição mais recente da Revista VegNews. Tradução livre minha.

Como você pode ver, o que vai no seu prato afeta diretamente o meio-ambiente. Não é só uma questão de matar ou não os bichos. A destruição cada vez mais acelerada do planeta, por meio do desmatamento e consumo excessivo de água, está DIRETAMENTE relacionada com o consumo de carne. Se você se preocupa com o meio-ambiente e com a sobrevivência do planeta, torne-se vegano agora. É fácil, é simples, não precisa de preparação nem de transição. Simplesmente decida agora e pronto. O futuro do planeta está nas mãos de cada um de nós. Cada indivíduo conta.

Photo via Act for Climate Justice.

4 comentários:

RicBrSp disse...

Creio q alguns fatos estão veiculados no texto de forma equivocada, cheque a informação sobre a destruição das florestas corretamente, pois este ano foi o que teve menos destruição dela no Brasil, pelo menos. Governo Lula neste ponto está de parabéns, em toda estória do Brasil, nunca teve tão pouco dematamento.
Agora e os dados da floresta dos outros, foi verificar???? Na américa do norte e Canadá, continuam em indices alarmantes, na europa, idem, só no Brasil que teve redução drástica no desmatamento, mas o povo só cuida da nossa Amazônia, curioso...
Sem ser radical, mas o consumo de carne acompanha a história da humanidade, desde que o homem caminha em 2 pernas, ele come carne animal, além de vegetais, legumes, e todo tipo de comida. Deus caprichou tanto, q temos a aparelho digestivo adaptado para consumir todo tipo de alimento, inclusive carne animal.
O planeta todo tem seu sistema econômico baseado, tmb, no consumo de carne animal, já imaginou o desemprego no globo se esta indústria parasse???? Além dos danos da estrutura econômica mundial.
Não há área suficiente no globo p/ plantar e sustentar toda a população, iria causar uma fome sem precedentes, além de guerras por disputa de território.
O Japão por exemplo, como iria alimentar seus 127 463 611 habitantes, se conta com somente um território de 377 835 km2.
Virando postagem, continua no meu blog...

Carmem L Vilanova disse...

Oi Andrea!
Gostei do teu blog e me tornei seguidora!
Ha' muita coisa interessante para ver e ler por aqui!
Voltarei sempre!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Viver Integral

Andréa N. disse...

Ricardo, eu checo dados na medida do possível - tanto das florestas "dos outros" como a nossa. Procuro dados científicos na internet (e posto sempre aqui) e leio jornais americanos e brasileiros. (Pra ser mais exata: 1 jornal principal americano e 1 brasileiro, porque de imprensa escrita , além de revistas não dá tempo de ler mais do que isso). Todo mundo sabe que o desmatamento está fora de controle no mundo inteiro. E esse negócio de que o consumo de carne acompanha a história da humanidade é uma desculpa furadíssima. É o que diziam os homens antigamente sobre o direito da mulher à educação (eles achavam um absurdo, como você sabe) e o que diziam os brancos - por MUITO tempo - sobre a "necessidade de se ter escravos", já que os escravos eram vistos como propriedade, exatamente como são os animais hoje. Isso tem que acabar. Evolução é isso, meu amigo.

Quanto à Economia, você fala como se de repente todo mundo fosse virar vegano de uma hora pra outra e essa indústria de repente parasse. É claro que não vai ser assim. É claro que vai ser gradual e a economia mundial vai também gradualmente acompanhando as mudanças, evoluindo e se adaptando. Como sempre foi.

Por fim, dei uma passada no teu blog, mas me perdi com tanta imagem, figuras, fotos... Minha sugestão é que se você quer usar o blog pra uma discussão séria, devia dar uma limpada no visual porque distrai bastante o leitor.

Andréa N. disse...

Carmem, obrigada! Seja sempre bem-vinda!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails