sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Macaroni & "Cheese"


Mac & Cheese é um prato super comum aqui nos EUA e facílimo de preparar. É mais um daqueles pratos de 2min. que você compra o pacote de macarrão e o molho de queijo vem dentro, num pacotinho separado, pra misturar na panela quando o macarrão estiver pronto.

Esta é a versão vegana, que modéstia às favas, ficou melhor que a original. E, além de muito mais saudável que a outra, é bem mais light:

Misture no liquidificador até obter um creme uniforme: um pacote de Soft Silken* Tofu, 1/2 xícara de leite de soja (sabor natural e não-adoçado), 1/2 xícara de levedura nutricional**, 2 colheres de sopa de coloral, 1 colher de sopa de molho shoyu.

Cozinhe separadamente o macarrão tipo "macaroni". Quando estiver pronto, misture bem com o creme que você bateu no liquidificador. Polvilhe queijo vegano tipo parmesão por cima e voilá!

Às vezes eu adiciono ervilhas e/ou lingüiça de soja à mistura. Fica ótimo, também.

-----

*Tipos de tofu:

Silken Tofu - próprio pra fazer molhos, dips, patês, frapês, "milk shakes", panquecas, mufins, bolos, sobremesas, cremes.

Soft e Extra Soft - bom pra sobremesas, maionese, "omeletes", molhos, ou no lugar do creme de leite ou de ovos nas receitas.

Tofu Firme - bom pra saladas, grelhado, frito, "hambúrguer", massas, sopas, sanduíches, etc.

Tofu Extra Firme - grelhado, assado, frito, "hambúrguer" e sanduíches.

**Levedura nutricional ou "Nutritional Yeast" não tem nada a ver com o "yeast" daqui, que significa fermento (aquele de bolo). A levedura nutricional é vendida numa embalagem parecida com a de queijo ralado e é rica em vitaminas e minerais. É um suplemento importante para as dietas veganas, por ser rico em vitamina B12 e usado muito em substituição ao queijo, pois deixa o prato mais cremoso. Eu polvilho em qualquer receita salgada que faço. Sem problemas. Na Wikipedia, a explicação em inglês.

Happy Vegan Friday!

4 comentários:

Anônimo disse...

Posso confessar algo? (já confessei muito aqui, risos) tenho dificuldade em encontrar produtos assim. Na verdade, tenho dificuldade até mesmo em encontrar a simples soja ou arroz integral (que, por exemplo, não achei no mercado essa semana). Por ser uma cidade do interior, eu até sou vista como "anormal", entende? E para explicar que em casa não tem refri, só suco (geralmente de soja)e água? risos... Logo vou escrever sobre alimentação e te aviso para vc passar e ler. Aliás, vc é muito bem vinda em meu cantinho também! Beijos e obrigada pelas informações! Fernanda. www.fernandafranca.com

Andréa disse...

Fernanda: confess away, sempre que quiser, hehe! Eu entendo sim o que é tentar ser vegana no Brasil. Quando estive aí da última vez, já foi difícil me virar como vegetariana, imagine vegana. E minha cidade nem fica no interior... Mas com as receitas que eu ponho aqui, eu espero não só inspirar as pessoas a cozinhar seus pratos, mas sempre dá pra pegar a idéia e improvisar em cima. Além disso, tenho fé de que quanto mais as pessoas exigirem produtos veganos no Brasil, mais o comércio vai tentar atender a essas necessidades. Devagar a gente chega lá! Adorei teu site.

Luz Fernández disse...

Parabéns, menina. Amei seu blog. E vamos espalhando o vegetarianismo mundo afora. Tenho algumas receitas que posso te passar, se te interessar. Meu irmão Bokka, que é vegano há uns 5 anos, é capaz de adaptar qualquer prato e fica delicioso.
bjs
Luz

Agdah disse...

Muito interessante. Vou experimentar.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails