domingo, 20 de janeiro de 2008

Summer Roll da Deinha :)

Essa é uma especialidade da cozinha tailandesa, parecida com o rolinho primavera, que você provavelmente já conhece da culinária chinesa. Traduzido, esse chama-se "rolinho verão" e é cru. O rolinho primavera é frito. Essa é uma versão ainda mais light que o summer roll original, que eu experimentei pela primeira vez, num dos meus restaurantes favoritos aqui em Nova York, o Ozu - meu prato favorito deles chama-se "almost perfect".

A minha versão light, crua, é um aperitivo fácil e delicioso.

Para o rolinho:
  • 3 ou 4 folhas de papel de arroz (eu usei este)
  • 3 ou 4 folhas de alface fresca
  • 1 cenoura cortada em fatias fininhas
  • 1 punhado de repolho roxo fresco, limpo e picado
  • 1 punhado de manjericão fresco
*Acrescente ao recheio o legume ou verdura que você quiser.

Modus operandi:

Mergulhe uma folha do papel de arroz num prato com água morna e deixe por uns 3 minutos, virando uma vez. A folha vai ficar bem mole. Estique-a numa superfície lisa e limpa. Ponha o alface em cima - ele ajuda a manter o recheio fechadinho. Em seguida, acrescente um pouco da cenoura, do repolho, algumas folhas do manjericão e enrole começando pela parte mais perto de você, depois as laterais, e vá enrolando até o final. Depois faça um corte transversal bem no meio do rolinho. Separe.

O molho de amendoim:
  • 2 colheres de sopa de creme de amendoim orgânico (puro)
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de chá de molho shoyu light
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim
Misture todos os ingredientes até ficar bem cremoso.

Bom apetite!

7 comentários:

Dani disse...

Andrea,
Que bom que você apreceu lá no blog! Adorei suas receitas! Vou colocar várias em prática muito em breve. Por favor, continue colocando receitas saborosas e bem fáceis lá...vou ter que começar devagar.
Beijos,
Dani

Andréa disse...

Bem-vinda, Dani! Pode deixar. Você vai ver como é fácil e divertida a culinária vegana.

Unknown disse...

esse blógue ta ficando ótimo, hein?

Unknown disse...

Moro em Los Angeles e sou vegan ha uns 4 meses...gentee to amandooo esse blog,ja fiz varias receitinhas!!!Super Obrigada e Parabens!Bom saber que existem pessoas com a mesma consciencia...:)

Andréa disse...

Anita, obrigada, querida!

Mariana, parabéns pela melhor escolha que vc poderia ter feito pelos animais, pela sua própria saúde e pelo planeta. Não desista nunca. Fique firme nessa nossa união contra a tortura e a exploração animal e tudo de bom sempre. Valeu!

RdgMx disse...

Não sei se estou fazendo certo, mas quando faço rolinho primavera, o papel de arroz gruda nos dentes, além de se desmanchar fácil, mesmo só umedecido, rasgando-swe todos na montagem do rolinho.

Andréa disse...

O papel de arroz não deveria grudar nos dentes. Veja se ele está dentro do prazo de validade. E se você umedecer só um pouco ele não deveria rasgar-se. Tente outra marca de papel de arroz ou, como eu falei, verifique a data de validade. Espero que dê certo. Volte aqui pra nos contar, okay?

Posts similares

Related Posts with Thumbnails