terça-feira, 14 de abril de 2009

Crepes recheados com proteína de soja e cogumelos

A receita mais fácil do mundo, e que delícia, minha gente, vixemaria. Essa é uma variaçãozinha da nossa receita de crepes, mas bem parecida. E o resultado, na minha opinião, foi melhor dessa vez. O crepe ficou mais fininho, mais leve. Vamos lá:

Para os crepes veganos: 1/2 xícara de leite de soja, 2/3 de xícara de água, 1/4 de xícara de margarina vegana Earth Balance (derretida), 1 xícara de farinha, 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de água (caso seja preciso afinar a massa). Rende de 8 a 10 crepes.

(Se você preferir fazer crepes doces, acrescente na mistura um pouquinho de açúcar demerara e essência de baunilha. Recheie com banana e canela, manteiga de amendoim, maçã...o que der na cabeça).

Ponha todos os ingredientes no liquidificador ou numa tigela. Mexa bem ou bata até ficar tudo macio, consistente. Deixe na geladeira por uns 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio que você quiser.

O recheio: numa panela pequena, coloquei um pouco de proteína vegetal texturizada (PVT) picada, um pouco de água, molho de soja tamari, cebolinha picada, uma pitada de coentro, e cogumelos cremini fatiados. Deixei cozinhar tudo em fogo baixo, mexendo sempre, até a carne de soja hidratar bem e absorver bem o molho. Quando tudo estiver macio e cheiroso, desligue o fogo.

Numa frigideira média, frite os crepes, um a um (2 xícaras de cada vez), num pouquinho de margarina, dos dois lados. Transfira com cuidado para uma superfície lisa. Coloque sobre o crepe aberto, um pouco do recheio - bem no meio - e feche de cada lado. Faça isso com cada um. Servi com molho de tomate por cima, cebolinha picada (crua) e polvilhei queijo vegano tipo parmesão, ralado. Servi com uma saladona verde com grãos-de-bico. Yummy!

Receita dos crepes via Vegan Yum Yum. Passa lá e dá uma olhadinha no video ensinando como fritar os crepes.

9 comentários:

Isabel Seabra disse...

Delicioso!

All about... (vegan) food disse...

Realmente crepes (o que eu chamo de panquecas) são realmente fáceis e deliciosos (e dá pra variar demais no recheio, o molho de tomate e seitan é um dos meus favoritos), mas eu sempre faço a receita do crepe mesmo só com água e óleo, nunca fiz com leite... vou tentar uma hora dessas!

Leandro disse...

ficaram demais ein!
tenho vontade de fazer coisas com esses cogumelos
nunca cozinhei cogumelos, só champignon mesmo

All about... (vegan) food disse...

Andrea, obrigada pela visita e pelo carinho! Sabia que o seu blog é o que mais leva pessoas a visitarem o meu? Fico super feliz com isso ;o)

Beijos e cuide-se!

Andréa disse...

Glauce, o teu blog é uma delícia! Eu queria é ter mais tempo de passar lá com calma e bater-papo. :)

Andréa disse...

Leandro, eu fico pasma com a falta de opção nesse sentido, no Brasil. Eu adoro cogumelos e lembro que sempre que vou ao Brasil só vejo champignon em todo lugar. Pelamordedeus! Tem umas 10 variedades de cogumelos, no mínimo, nesse mundo. Triste isso.

Alessandra disse...

Ah que delícia! Bem que eu estava com vontade de comer panquecas! Com esse baita estímulo visual, não tem como eu não fazer e matar a vontade! Adorei a sugestão de recheio...

Júlia disse...

Andréa, qual o tipo de farinha pode-se usar aqui?!

Andréa disse...

Júlia, eu uso farinha de trigo, mas você pode experimentar com outras e ver como funciona melhor. Hoje em dia há tanta farinha boa: farinha de grão-de-bico, de arroz, integral, etc.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails