terça-feira, 14 de abril de 2020

Ora-pro-nóbis

Ela é uma PANC (planta alimentícia não convencional) considerada um superalimento, apesar de não ser superconhecida ainda.

Riquíssima em proteínas e ferro, ela tem a capacidade de combater a anemia e é geralmente comparada ao espinafre por sua textura e sabor, mas tem 20 vezes mais proteína que o próprio espinafre, portanto é um excelente substituto para quem ainda come carne e quer ou precisa reforçar o consumo de proteínas. Há quem a chame até de "bife de pobre" por ser extremamente proteica e muito barata.

Estudos também comprovam que ela é ótima no tratamento de doenças inflamatórias da pele.

A ora-pro-nóbis tem propriedades antioxidantes, é fonte rica de ácido fólico, auxilia na diminuição do colesterol ruim, auxilia na hidratação da pele e combate o envelhecimento precoce.

Ufa! É muita coisa pra uma plantinha só, né? Por isso, plantei no meu jardim...



Há várias formas de preparar a ora-pro-nóbis, esta é apenas uma delas: lave bem as folhas, cuidando pra não se machucar com os espinhos do caule, pique (ou não) e refogue em pouco azeite (ela tende a absorvê-lo e pode ficar muito oleosa) e junte alho picado.

Ela solta uma leve baba, no mesmo estilo do quiabo (talvez um pouco menos), mas é muito saborosa. Procure na feira do seu bairro, nos distribuidores de orgânicos ou peça aos amigos que têm horta. =)


Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails