quinta-feira, 14 de maio de 2020

Jantar indiano caseiro

Eu sempre tenho em casa os temperos indianos usados nessa receita porque é o que mais uso na cozinha. Meus pratos favoritos são os asiáticos e do Oriente Médio, então usei o que tinha. Mas neste momento, em que estamos em casa de quarentena por causa da pandemia do coronavírus, creio que podemos pedir pela internet ou por telefone do mercado asiático mais próximo.
 
A receita do naan, o pão indiano, é simples e saiu de improviso. Rende uns 4 naans. Mais ou menos 250g de farinha de trigo, pitada de sal, ½ colher (chá) de fermento biológico (aquele que vende no mercado e vem em sachezinho). Misture tudo, adicione mais ou menos 150ml de água morna e 2 colheres (sopa) de azeite.



Faça uma bola com a massa, trabalhe-a um pouquinho com as mãos e deixe-a descansar em uma tigela coberta com pano de prato por umas 4 horas. Divida a massa em 4 bolas, estique cada uma com a ajuda de um copo e ponha em uma frigideira quente - uma de cada vez. Ela vai fazer umas bolhas e dourar um pouquinho. Pronto! Fica bem macia, como o naan deve ser. Eu deixei bem fina dessa vez (até sobrou massa), mas o naan é mais gordinho, geralmente. 


Bateu uma saudade da Índia, agora...


 

Corte em cubos os vegetais que tiver em casa. Eu tinha duas batatas inglesas orgânicas pequenas, uma batata doce e meia cenoura. Salteie cebola e alho em um pouco de óleo de coco. Diminua bem o fogo e adicione uma colher (sopa) de curry em pó, 1 colher (chá) de garam masala, 1/2 colher (chá) de cominho em pó, pitada de sal, 1/2 colher (chá) de páprica defumada. 




Misture muito bem, deixe os sabores se soltarem ao calor da chama e adicione as batatas (brócolis, couve-flor e grão de bico cozido também ficam perfeitos nessa receita). A cenoura eu ralei por cima de tudo. Acrescente duas colheres (sopa) de água e misture tudo muito bem. Deixe cozinhar até as batatas amolecerem o tanto que você gosta, uns 5 minutos deve dar. 

Namastê!

Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails