quarta-feira, 19 de março de 2008

Muffin vegano de chocolate e nozes

Nossa, fiquei louca! Não sei o que me deu, mas resolvi fazer muffins. Aliás, sei bem o que me deu e as mulheres hão de me entender. Era aquele diazinho safado do mês, que me fez agüada por chocolate, sabe? Quem me conhece sabe, eu nunca como sobremesa, não gosto de doces, e tal... Oh well, nesse dia eu precisava não só de doce, mas de chocolate, especificamente. Só que no passado, juro, um pedacinho de chocolate vegano ou um pouquinho de cereal com leite de soja e canela em pó, e tudo bem. Estava tranqüila. Mas, dessa vez não. Cheguei do trabalho, dei um google em "vegan chocolate muffin" e deu nisso.

Encontrei esta receita e por incrível que pareça, eu tinha TODOS os ingredientes aqui em casa. Me empolguei. E me empolguei mais ainda com o fato de que R tinha ido à um concerto de jazz e quando ele chegasse, eu sabia, não ia acreditar que eu sozinha mandei brasa e dei uma de bakin' mama, hehe. Usei a fôrma de muffins abandonada que ganhamos há 500 anos. Ficou um escândalo, posso falar? E se eu consegui, você tranqüilamente consegue o mesmo resultado. Tô aqui me sentindo poderosíssima. :-) Não, não vou sair por aí cozinhando todas, fazendo bolo de aniversário e tal. Foi só a one time luck, falou?

Muffins veganos de chocolate e nozes:
  • 1 ¼ xícara de farinha integral
  • ¼ xícara de pó de cacau
  • ½ colher (chá) de bicarbonato (baking soda)
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • ½ xícara de "maple syrup" - eu usei xarope natural de framboesa
  • ¾ xícara de leite de soja sabor baunilha (ou "plain" = sabor original, com ½ colher [chá] de baunilha - e era exatamente o que eu tinha em casa).
  • 2 colheres (chá) de óleo vegetal
  • ½ xícara de nozes picadas, mais 8 metades para güarnecer
Pré-aqueça o forno a 350 graus F (uns 175 Celsius). Numa fôrma de muffins, unte 8 buracos.
Misture numa tigela média a farinha, o cacau, bicarbonato, fermento e sal. Aqui, eu acrescentei uma colher de sobremesa de noz-moscada ralada na hora. Adoro o cheiro...
Misture numa tigela pequena o xarope de framboesa (ou maple syrup), o leite de soja, a baunilha e o óleo.
Despeje esses ingredientes na panela média com a mistura seca e misture tudo até ficar macio, adicionando as nozes só no último minuto. Não mexa demais.

Com uma colher, preencha cada buraco untado da fôrma até 2/3. Finalize com uma metade de noz em cima de cada um. Leve ao forno por 18-20 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de servir.

Faz 8 muffins.
Fê, essa receita é pra você, formiguinha!

8 comentários:

Carla Beatriz disse...

Oh-my-God!

Que delícia!!!

Assim que eu conseguir os ingredientes, vou fazer esses muffins!

A D O R E I !!!!

Beijos mil

Andréa disse...

Carla, depois me conta!!

Anônimo disse...

Finalmente posso comentar (tava num trabalho maluco, eu, hein)... AMEI a receita especial, rsrsrs... obrigada, adorei, preciso fazer! Beijos da formigona Fê - www.fernandafranca.com

Carla Beatriz disse...

Andréia,

Ainda não fiz os muffins, mas ontem fiz biscoitos de chocolate para meus filhos e a receita era basicamente: farinha de trigo, achocolatado em pó e margarina. Como não tinha margarina, usei óleo de arroz. Ficou bom! Depois te passo a receita certinha.

Beijos mil

P.S. Margarina é vegan?

Andréa disse...

Carla, depende, dê uma olhada nos ingredientes. Algumas sao veganas, outras contem tracos de leite e/ou proteina animal. (Eu ja to tao acostumada a devorar listinhas de ingredientes na parte de tras dos produtos, que no supermercado levo 2 segundos, hehe. Se tivesse corrida pra isso, eu ja era campea!). :-)

Carla Beatriz disse...

Isso que é o brabo, né? Ter que ler TODOS os rótulos dos alimentos, para descobrir se tem ingredientes animais neles ... :/

Unknown disse...

Brasileiro nato, vegano por etica, apaixonado por chocolate, moro na Republica Tcheca com um pe de nozes no quintal.. ja viu ne? I googled it!
Thanks Andrea, we really appreciate you help through the blog!
Junior and Lenka
cp608148@hotmail.com

Andréa disse...

Que legal, Junior and Lenka!! Abracos pra voces!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails