domingo, 13 de setembro de 2009

Fettuccine caseiro com almôndegas de tofu

A massa vegana do fettuccine o marido fez seguindo a receita do blog Vegan Dad.

Fettuccine vegano caseiro

Ingredietes:

Rende meio quilo-
- 1 xícara de farinha
- 1 xícara de semolina
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de azeite de oliva (opcional)
- Aproximadamente 1/2 xícara de água

Modo de fazer:

1. Ponha as farinhas e o sal num processador com a lâmina de misturar. Processe só um pouquinho, pra misturar.

2. Com o processador ainda ligado (na velocidade 6-8), acrescente o azeite e a água. Você vai notar que a farinha fica parecendo de rosca conforme o líquido é adicionado, e vai ficando mais grossa, e aí mistura-se direitinho. Quando acontecer isso, está pronta.

3. Remova a massa do processador e trabalhe um pouquinho com as mãos, até que fique macia. Passe a massa pela máquina de cortar conforme as instruções do aparelho - dessa vez fizemos no formato de fettuccine - polvilhando semolina por cima, pra não grudar.

DICAS do blog Vegan Dad:

1. Se a sua massa está muito úmida, acrescente mais semolina enquanto passa a massa na máquina de cortar.
2. Deixe a massa secar por 20-30 minutos. Assim ela dura mais e fica menos grudenta e isso é essencial pro caso de você querer guardar o resto na geladeira pra fazer depois. Deixe a massa pendurada (pode ser na porta do armário da cozinha) enquanto a água ferve.
3. Massa fresca não demora pra cozinhar -- só um minuto ou um pouquinho mais assim que a água ferve.

A receita das almôndegas de tofu eu peguei no livro "The Tofu CookBook" (by Becky Johnson) que compramos ano passado, numa livraria pequenininha em Londres.

Almôndegas de tofu

Coloque 250g de tofu drenado numa tigela e aperte com as mãos, esfarinhando por uns 3 minutos, até que fique parecendo ricota. Adicione à tigela: meia cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 colher (chá) de mostarda pronta, 1 colher (chá) de cominho em pó, 1 pouco de salsinha fresca picada, 1 colher (chá) de molho de soja e 1/2 xícara de amêndoas moídas. Misture tudo muito bem e acrescente sal marinho e pimenta fresca moída. Quando tudo estiver uniformemente misturado, forme as bolotas apertando entre as mãos. Frite em óleo vegetal quente - virando as almôndegas com cuidado pra fritarem por igual.

O molho usado nessa receita foi improvisado com o que tínhamos em casa: tomates frescos (vermelhos e amarelos), abobrinha, alho, couve-flor picada, ervas "de Provence", vinho branco e azeite de oliva.

Comidinha vegana caseira é divertida e deliciosa. Ótima pedida pra um domingão em casa.

Have fun! Go vegan!

5 comentários:

borboleta africana disse...

nham...! Delícia!

Mayara disse...

Olá!! Adorei o seu blog!!
E as receitas.. hum, devem ser uma delicia! vou testá-las! hihihi!

bjoss

Anônimo disse...

Oi Andréia, adorei o seu blog. Muitas informações maravilhosas para pessoas como eu, que estão se aventurando no mundo veg recentemente!
Bjosss

Andréa N. disse...

Obrigada, pessoal! Bem-vindos sempre!

Bruna disse...

fiz a almondega e amei! super facil de fazer e deliciosa! fiz com molho de tomate e até minha mae que nao é vegetariana comeu e adorou! obrigada pelas receitas deliciosas :)

Posts similares

Related Posts with Thumbnails