quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Babaghanoush

O Carlos Bruno, do Rio Grande do Sul, me mandou um email puxando a minha orelha, e com razão!, porque eu nunca posto receitas com beringela aqui. E não é que é verdade?

Percebi que até hoje eu só tinha postado uma receita. Absurdo! Isso é uma injustiça com um vegetal tão nutritivo e tão gostoso.

Babaghanoush é um prato típico árabe, e resumindo, é uma pasta de beringela.

Ingredientes:

2 beringelas grandes
Sumo de 1/2 limão
1/4 de xícara de tahini
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta

Pré-aqueça o forno a 200° Celsius. Lave as beringelas, seque na toalha e faça alguns furos nelas com um garfo. Coloque-as numa fôrma e deixe-as assar até que encolham a metade de seu tamanho - uns 45 minutos.

Corte-as ao meio e deixe-as esfriar. Com a ajuda de um garfo ou uma colher, raspe a carne de dentro da beringela. Raspe bem até que sobre só a pele e a casca (que você vai descartar). Coloque essa carne num processador ou liquidificador. Acrescente os outros ingredientes e bata durante uns 10 segundos algumas vezes (usando a tecla pulsar). Experimente pra ver se está bom de sal. Deixe na geladeira, pelo menos por uma hora antes de servir.

Nós servimos dessa vez com mini-pitas (pães sírios em miniatura), mas dá pra usar torradinhas, fazer sanduíches ou wraps.

2 comentários:

Lucas disse...

delícia! : ) vou experimentar.

::Fer:: disse...

É facílimo! Que bom! Ai, vou fazer...

Posts similares

Related Posts with Thumbnails