domingo, 5 de fevereiro de 2012

Yakimeshi vegano

"Yakimeshi" ou "Chāhan" significa "arroz frito" e parece tão simples, né? E é, mas ainda assim é também uma refeição completa, satisfatória e rápida no preparo. Quer ver?

Dessa vez usamos: 1 xícara e 1/2 de arroz integral cozido, cebolinha picada, um pouco de alho-poró picado, 300 gramas de tofu firme cortado em cubos, óleo de canola (pra fritar), sal, molho de soja, gergelim preto torrado, tempero chinês em pó (5-spices) e coentro em pó. Rendeu 2 porções. Você pode adicionar os ingredientes que quiser e os temperos que preferir. Esse prato é ótimo pra quando se quer "limpar" a geladeira.

Leve uma frigideira grande ou panela wok ao fogo alto e espere-a esquentar bem, antes de colocar o óleo (1 colher de sopa) pra fritar. Adicione a cebolinha e o alho-poró. Deixe fritar por 1 minuto enquanto mexe. Acrescente o tofu e vá mexendo tudo enquanto ele doura. Agora adicione o arroz e o resto dos ingredientes e de novo, vá mexendo tudo -- uns 3 ou 4 minutos. Se perceber que está muito seco, pode acrescentar um pouquinho de água, mas bem pouco. Quando estiver tudo dourado, é hora de tirar do fogo e servir.

Esse prato oriental é um ótimo exemplo de como é fácil e barato preparar comida vegana. Comida gostosa, cheirosa e sem um traço de violência, exploração ou sangue. Do jeito que a gente gosta.

E FELIZ ANO DO DRAGÃO!

2 comentários:

DRIX disse...

DELICIA DE COMIDINHASSSSSSSSSSSSSSSSSS...

Flora Maria disse...

Adorei !
É quase o que eu chamo de "mexido" de frigideira.
Tenho pensado em fazer uma seleção de receitas vegans, pois as receitas tradicionais, quando retiramos o leite ou os ovos, nem sempre ficam boas.

Beijo

Posts similares

Related Posts with Thumbnails