segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dá pra ser vegano com pouca grana?

O texto abaixo, eu achei no Veg Cooking blog. Achei interessante e útil. (Espero que você concorde). Traduzi e adaptei.

Uma das melhores coisas de se tornar vegano—além daquela coisa de estar saudável, sentir-se ótimo, salvar os animais—é que se você fizer isso direito, pode ser MUITO barato. Sim, você pode gastar uma grana preta se for só comprar comida vegana pronta, de pacote, ou queijos veganos raros, mas se você optar pelo modo mais natural de alimentação, dá pra economizar muito.

O melhor truque pra economizar é ficar no básico: feijões, arroz e massa. Todos esses três podem ser comprados por menos de um dólar (aqui nos EUA), podem durar muito e são muito saudáveis. Ingerir uma quantidade grande de vegetais é uma necessidade em qualquer dieta saudável, e você vai economizar uma grana se comprar vegetais congelados. Eles geralmente contêm mais vitaminas e nutrientes do que os enlatados e duram mais que os vegetais frescos—o que significa que você nunca vai ter que jogar fora aquele brócoli que acabou não usando e, portanto, desperdiçando dinheiro.

Pratos étnicos criativos são uma ótima maneira de adicionar sabor à comida vegetariana enquanto corta os custos, e você pode preparar variações fáceis em casa. Escolha um molho de soja (por aqui custa uns 2 dólares), adicione aqueles vegetais que eu falei, tofu, e um tipo de arroz ou noodle, e você pode preparar um prato salteado (fritura leve) pra quatro pessoas que já custa uma mixaria.

Se você não gosta de salteados (pratos fritos), experimente sanduíches simples. Manteiga de amendoim custa baratinho em muitas lojas. Patês como hummus, grão-de-bico ou aquele patê esperto, podem ser caros se você comprá-los prontos, mas prepará-los você mesmo é barato e fácil.

E se você é totalmente contra tudo o que é "verde" e natural—ingredientes processados, como queijo de soja e imitações de carne, já estão cada vez mais disponíveis e acessíveis. Se você só comer essas coisas, provavelmente não vai economizar muito, mas adicioná-las ao seu cardápido de vez em quando não vai te levar à miséria.

Esses são alguns indicadores, e há muitas outras formas de economizar enquanto você se alimenta de uma dieta vegana. Pra saber mais sobre pratos veganos econômicos, aqui tem um guia pra tornar-se vegetariano (em inglês).

Via Veg Cooking blog.

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Para almoços leves e baratos, a idéia dos sanduíches (acima) é perfeita. Lembre-se também dos wraps e das saladas frescas (dá pra variar bastante nos ingredientes e fazer economia ao mesmo tempo). Prepare tudo em casa pra economizar de verdade.

3 comentários:

Fabiana disse...

Ola Andrea,

Infelizmente descordo de você. Alimentação vegetariana, pelo menos no Brasil, é cara. Um exemplo é o tofu. Aqui no RJ ele é uma fortuna. E é base para quase todo prato vegano. E quem gosta de alimentação mais saudável como eu, sofre mais ainda. Óleo de linhaça, tempeh, produtos orgânicos são, em geral, caríssimos. Bom, pelo menos para mim que não tenho onde cair morta!!!RSRSRSRS... Apesar de não ser vegana tento ao máximo não comer produtos de origem animal, mas posso afirmar que nem sempre meu pobre bolso aguenta.
Bjos!!!!
Adoro seu blog!!!

Andréa N. disse...

Fabiana, você tem certa razão. No Brasil a coisa vai mesmo devagar, mas cada vez mais chegam produtos e marcas vegetarianas aos supermercados. A demanda vai transformar isso. Quanto mais veganos exigindo, mais a coisa anda. Óleo de linhaça, tempeh e produtos orgânicos também são caríssimos aqui, por isso eu falei dos ingredientes baratos e reafirmo a idéia de cozinhar tudo, preparar tudo em casa. Isso com certeza ajuda no bolso, não?!

Por favor, não desista da filosofia vegetariana! Um dia a gente chega lá. :) E obrigada pelo carinho!

Leandro disse...

muito boa essas dicas
até pra gente que já é vegano a um tempo, são válidas para gastarmos menos! hehe

tofu e tempeh realmente saem caros..mas podemos fazer seitan, usar mais castanhas, feijão, lentilha, grão de bico..sai muito mais barato =]

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