terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Almoço no trabalho - Hummus

Quase todo dia eu almoço em frente ao computador, na minha sala mesmo, no trabalho. Eu sei, não é legal nem saudável. Mas não sou a única, não. Quase todo mundo no meu departamento faz o mesmo. Aliás, Nova York é essa corrida contra o tempo. Parece que em qualquer outra parte do mundo as pessoas têm mais tempo. Oh well...

Às vezes eu saio pra comer, claro. Vou até a cafeteria, no primeiro andar (eu trabalho no nono), pra desbaratinar. Levo o jornal ou um livro. Às vezes também encontro algum/a amigo/a pra almoçar pelas redondezas.

Mas para os dias de correria, como hoje, essa tigela de plástico é uma mão na roda e separa direitinho o lanche quando a gente faz hummus (homus, no Brasil), a pasta de grão-de-bico no centro da foto. Sobra até espaço pra sobremesa de frutas. Comprei aqui.

Hummus:

* 1 lata de grão-de-bico escorrido e passado na agua
* 2 dentes de alho descascados
* 1 colher de sopa de salsinha picada (pode ser desidratada)
* 4 colheres de sopa de azeite de oliva
* 4 ou 5 colheres de tahine (pasta árabe feita de sementes de gergelim)
* 2 colheres de suco de limão
* Sal a gosto

Bata tudo no processador por uns 3 minutos (começando pelo alho) ou até obter uma pasta homogênea.

Dá pra mergulhar no hummus o legume ou verdura que você quiser. Esses da foto são os meus favoritos (cenoura, brócoli e couve-flor). Tudo cru. Hummus servido no pão sírio torrado também fica uma delícia.

Atualização em 20/02:

A Fe perguntou, e tá aqui. Tahine caseiro:

Ingredientes:
- quanto baste de sal
- 1 xícara (chá) de gergelim branco
- quanto baste de água morna
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim

Modo de preparo:
Moa as sementes de gergelim com o óleo em um processador e vá adicionando a água e o sal até que fique macio.

Via cybercook

11 comentários:

Anônimo disse...

Adorooooo hummus. Mas onde é que eu vou encontrar sopa de tahine nessa cidade onde arroz integral já é bicho de sete cabeças? risos... tô falando sério, querida. me deu água na boca agora, hum hum hummmmus. beijos!!!

Andréa disse...

Hehe, eu sei que eh dureza... Mas talvez pela internet voce consiga comprar em alguma loja grande de Sao Paulo, nao?

E olha soh: eh "tahine", nao "sopa de tahine". Sao "colheres de sopa" de tahine.

Beijos!

Andrea Drewanz disse...

Adoro vir aqui, pq sempre aprendo alguma coisa.
Só que desta vez foi a maior coincidência. Acabei de fazer esta semana uma pasta de Hummus, que ficou uma coisa...
Nunca tinha feito e deu super certo.
Só ainda não comi mergulhando em legumes. Vou fazer da próxima vez.
Bjão

Andréa disse...

Oi Dea! Pois eh, mergulhando legumes fica mais light, hehe, porque se bobear eu como muitos e muitos paes sirios, sabe? :)

Anônimo disse...

Hahahahaha fui copiar e colar e colei tudo... só faltou colar "colher de", rsrsrsrs... boa idéia da compra pela net! Beijos!

Andréa disse...

Hehe, acontece. Olha soh, Fe, pra fazer tahine eh facil:

Ingredientes:
- quanto baste de sal
- 1 xícara(s) (chá) de gergelim branco
- quanto baste de água morno(a)
- 1 colher(es) (chá) de óleo de gergelim

Modo de preparo:
Moa as sementes de gergelim com o óleo em um processador e vá adicionando a água e o sal até que fique macio.

Laurinha disse...

Haha, eu tambem so como em frente ao computador, sentada na minha mesa. Pelo menos no inverno. No verao eu dou uma saidinha pre respirar o ar livre e tomar um solzinho.
Voce gosta de ranch dressing? Ranch eh vegetariano? Eu gosto de verdurinha no ranch.

Andréa disse...

Laurinha, ranch dressing nao eh vegano: leva leite, sour cream, maionese... Mas da pra fazer uma versao vegana sim, pra salada.

Nesse caso aqui, o hummus eh bem mais completo em termos nutricionais (ja que eh uma refeicao inteira soh disso). Um ranch dressing vegano vai bem na saladinha, mas tem que haver algo mais numa refeicao - ou uma saladona completa, pra nutrir legal, neh?!

Laurinha disse...

Eu gosto de hummus, meu marido gosta ainda mais que eu. A gente nao come muito, mas de vez em quando da vontate. Com pita bread!

Unknown disse...

Oooii Andréa!!!!
Achei seu blog super sem querer, mas sinto que gosto mais dele a cada página virada!xD
Gostaria de fazer uma perguntinha: estou sem óleo de gergelim, será que teria como eu substituir por azeite de oliva? Sei que vai alterar um pouco o sabor, mas a consistência muda?
Obrigada 8D

Andréa disse...

Floestal, obrigada! Volte sempre que quiser!

Acho que se vc usar azeite em vez de oleo de gergelim a consistencia nao deve mudar muito. Experimente e depois venha contar pra gente. Abracos.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails