segunda-feira, 17 de março de 2008

A tal da B12

A vitamina B12 é o único nutriente sem equivalente na alimentação livre de carne. A maioria dos médicos concorda que, por mais que se siga corretamente uma alimentação vegana, que é considerada super saudável, veganos têm que repor a vitamina B12.

Essa vitamina é responsável por ajudar a manter as células nervosas e as células vermelhas do sangue saudáveis. Ajuda também na produção de DNA.

Plantas não produzem vitamina B12.

A única forma da cobalamina ser fabricada (sintetizada) é através de bactérias. A presença de B12 nas carnes se deve ao fato de que os animais ingerem ou absorvem (quando produzidas pelas bactérias do seu trato gastrointestinal) a vitamina.

A presença de vitamina B12 no leite e nos ovos se deve à passagem dela do animal para as suas secreções.

Você já deve ter lido por aí que nós somos capazes de produzir B12. Isso é verdade, mas o problema é absorvê-la. Você também deve ter ouvido por aí que há B12 nas algas marinhas e nos produtos fermentados de soja. Também é verdade, mas de acordo com médicos, nenhum dos dois pode ser considerado fonte confiável de B12.

Como a necessidade de vitamina B12 é pequena e ela é tanto armazenada quanto reciclada no corpo, os sintomas da deficiência podem demorar anos para aparecer.

Veganos precisam repor vitamina B12 através de suplemento vitamínico pelo menos 3-4 vezes por semana. Não dá pra confiar só nos cereais, sucos e leites vegetais fortificados- apesar deles serem excelentes.

Mais um detalhe: não se preocupe com um possível "excesso de vitamina 12". O Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos não estabeleceu nenhum limite específico para a vitamina B12, dado ao potencial baixo de intoxicação. Nunca foi constatado nenhum efeito adverso causado por excesso de vitamina B12. Ou seja, só precisamos nos preocupar em prevenir a falta de B12. Nosso próprio organismo se encarrega de eliminar ou reciclar o que sobra dela.

Dr. Eric Slywitch, especialista em nutrição vegetariana e vegano desde 1992, explica TUDINHO, nos mínimos detalhes e de um jeito fácil de entender aqui.

No mesmo site, você encontra muito mais informações sobre a B12, como alimentos enriquecidos com ela, suplementos vitamínicos, etc.

Leia, informe-se. É importante. Não dê bobeira com a sua saúde!

Este livro também é uma ótima fonte de informações (em inglês).

E coincidentemente hoje, minha amiga e leitora de pensamentos Gabs, me mandou este artigo por email. Obrigada, querida!

5 comentários:

Unknown disse...

Dea, essa vitamina também é a responsável pela cicatrização, né! Já vi amiga minha, que não fazia reposição, que tinha grandes dificuldades na cicatrização. Como vc mesma diz é super importante se informar e balancear direitinho a alimentação.
Beijos

Andréa disse...

Falou TUDO, Fla. Eu soube de uma menina aqui nos EUA, amiga de uma prima nossa, que se empolgou em nao comer mais carne pra poder ficar com o corpinho em cima, e se deu mal. Comia como um passarinho, pra ficar magrinhas, nao balanceou a dieta e ficou devendo nos nutrientes e aih, de uma hora pra outra comecou a perder cabelo, a pele ficou horrivel, etc. Ela ficou desesperada e voltou a comer carne (mesmo porque ela nao se importava com os animais). Tsc, tsc, tsc...

Ana disse...

Mas Dea essa falta de vitamina b12 é soh pra vegano ou pra quem para com a carne ? Eu to voltando lentamente a parar de comer carne vermelha, mas ainda to no camarao e atum em lata...vortei à estaca zero como tava ha um ano atras, mesmo se a carne vermelha eu coma muito de vez em quando. Agora eu ando com nojo do leite, acho que é até pior que o caso da carne, porque carne eu como de vez em quando mas tomo leite todos os dias. O leite de soja misturado no café fica legal ?
Beijos e o blog tah muito bom, é um incentivo, pq as suas comidas sao faceis e acessiveis.

Andréa disse...

A falta de B12 é só pra vegano, Ana. Se você consome peixe ou carne ou leite ou ovos, tá tranqüilo. Não se sinta mal por voltar atrás e consumir um pouco mais do que o seu organismo pede. Você já tem a consciência de que quer diminuir o quanto for possível e isso já faz a maior diferença. O leite de soja "plain" fica legal no café sim. Você só vai sentir que é meio diferente nas 2 ou 3 primeiras vezes e pronto.
Obrigada pela força!

Andréa disse...

By the way, leite é nojento mesmo. É cheio de pus, hormônios... eca.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails