terça-feira, 8 de abril de 2008

Sopa tailandesa à moda da Deinha

*Receita picante. Mais um post requentadinho do outro blog. Mas vale a pena, néam?! :) Recentemente fiz de novo e ficou ótima. E ainda continua friozinho aqui em Énuái, então resolvi repetir.

Essa receitinha vai pra minha mãe, junto com uma beijoca estalada e um abraço bem apertado de Feliz Aniversário! Mãe, tô aqui longe, mas meu coração tá sempre com a senhora. Te amo muito!


Ingredientes da sopa:
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (não azeite de oliva)
  • 4 dentes de alho, amassados com a lateral de uma faca
  • 2 xícaras de chá de caldo de vegetais e 1/2 de água
  • Uns 60 gramas de "glass noodles" (aquele macarrão transparente chinês) - deixe-o de molho por 10 minutos em água morna, pra amaciar, e escorra água.
  • Uns 100 gramas de cogumelo (escolha o seu tipo favorito), fatiado
  • Uns 80 gramas de tofu firme, cortado em cubos
  • Opcional: 1 colher de sopa de alga nori torrada- pra torrar, segure uma folha da alga (usando um pegador de macarrão) 10 centímetros acima do fogo e aqueça-a 1 min. de cada lado. Deixe esfriar e esfarele com a mão.
  • Meia colher de sopa de pimenta (tipo chili) moída
  • 2 colheres de sopa de molho shoyu light
  • Pitada de sal
  • Cebolinha cortada em rodelas
Modus operandi

Numa panela média, aqueça o óleo e adicione o alho. Frite-o por 30 segundos. Acrescente o caldo de vegetais e a água e aumente o fogo. Deixe até ferver. Acrescente o cogumelo e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Junte os noodles e o tofu e misture bem com um garfo. Adicione a alga nori esfarelada, a pimenta moída, molho shoyu e sal, e mexa de novo. Se o cogumelo já aparenta estar cozido, retire a panela do fogo e sirva a sopa em tigelas individuais, salpicando a cebolinha por cima.

Serve 3 a 4.

2 comentários:

Eu-lírico disse...

Se ficar grossinha, do jeito que eu gosto, tá perfeito pra mim! Sopa de legumes é o que me mantém de pé naquelas horas, Andréa...
Pergunta: há quanto tempo vc é vegan? []'s!

Andréa disse...

Luciana, eu fui ovo-lacto-vegetariana por quase 16 anos, mas comia de vez em quando peixe e frutos do mar. Ha 3 anos cortei todos os animais de vez, mas continuei consumindo queijo, mel e ovos. Leite eu nunca tomava, anyway. No final do ano passado cortei isso tambem, mas como gosto de datas certas pra lembrar, resolvi contar a partir de janeiro. Ha anos eu ja nao comprava nada de couro, mas nao prestava muita atencao aos produtos testados em animais. Hoje levo isso muito a serio e me esforco pra nao comprar NADA que tenha sido testado ou que tenha origem animal- mel, seda, couro, pele, acucar refinado... Entao, 1 de janeiro de 2008 pra mim eh o dia oficial em que eu me tornei 100% vegetariana (ou vegana).

Posts similares

Related Posts with Thumbnails