quinta-feira, 6 de março de 2008

O tal do tofu

Muita gente torce o nariz quando ouve a palavra "tofu". Com certeza não são vegetarianos ou veganos. Tudo bem que o tofu sozinho não tem mesmo gosto de nada, mas aí é que está- ele absorve o sabor que você quiser. Claro que os que torcem o nariz não experimentaram ainda um tofu preparado corretamente. E é fácil.

Procurando inspiração por aí de como explicar direitinho e inspirar os novos-vegetarianos ou novos-veganos, tropecei num blog muito útil e que é uma graça - o endereço aparece no final deste texto.

Como a dona do outro blog, eu também não sou expert em tofu, mas venho comendo há muito tempo. Ele é uma espécie de coringa- pode vir como prato principal ou mero coadjuvante. São infinitas as maneiras de prepará-lo. E o tofu serve, inclusive, pra fazer liga, em vez de usar ovos, na hora de assar. O tofu vai de aperitivo a prato principal, passando por vitamina (smoothies) e até sobremesa. Percebeu como é um pecado não usar um alimento tão rico, saudável e versátil?

O que é tofu?
São blocos prensados de leite de soja adicionado de um coagulante. O processo é muito parecido com o do queijo. O leite da soja (água e grãos de soja) é tratado para engrossar e muitas vezes o coagulante é a base de cálcio. Ele então é prensado e embalado com água (deve ser refrigerado) ou vem em embalagem estéril (esse não precisa de refrigeração).

Para os mais aventureiros, achei aqui como se faz tofu caseiro. Good luck!

Como se prepara?
Para o tofu que vem embalado com água, é preciso drená-lo. Basta envolver o pedaço que você vai usar em papel-toalha e apertar (ou colocar um peso em cima) por alguns minutos. Tem gente que faz uma pilha que fica assim: mesa-papel-tofu-papel-prato-sopa em lata. Use o que quiser.

Para mariná-lo:
Você pode marinar o tofu com os sabores que quiser. Pressione pra retirar a água primeiro e deixe marinando no molho escolhido por no mínimo 20-30 minutos. Shoyu, amendoim, shoyu com alho, óleo de gergelim e gengibre...

Congelar:
Congelar o tofu muda a textura dele. Fica mais esponjoso. Drene o excesso de água (não precisa pressionar) e guarde num pote bem fechado. Congele por 24 horas ou mais. Descongele deixando na geladeira. Aí, aperte com as mãos pra sair a água, deixe marinar e cozinhe normalmente.

Assando:
Comprar tofu já cozido, é mais caro. Dá pra fazer o mesmo em casa. Corte em fatias o tofu firme ou extra-firme e salpique com azeite de oliva ou óleo de amendoim, suas ervas favoritas, sal e pimenta a gosto. Asse-o no forno por 45 min. a 1 hora, a 350 graus Farenheit (isso dá uns 177 Celsius). Mais barato que os comprados prontos e exatamente como você preferir. (Eu prefiro comprar pronto). :-)

Diferentes usos:
Como eu disse, dá pra fazer assado, salteado na frigideira com os seus legumes favoritos (eu faço uns espetinhos muito legais), grelhado, sushi, summer rolls, patês, vitaminas, tofu mexido (foto acima)... Dê um google em "receitas veganas com tofu" e muita coisa boa vai aparecer.

Estes são os tipos de tofu:

Silken Tofu - próprio pra fazer molhos, dips, patês, frapês, "milk shakes", panquecas, mufins, bolos, sobremesas, cremes.

Soft e Extra Soft - bom pra sobremesas, maionese, "omeletes", molhos, ou no lugar do creme de leite ou de ovos nas receitas.

Tofu Firme - bom pra saladas, grelhado, frito, "hambúrguer", massas, sopas, sanduíches, etc.

Tofu Extra Firme - grelhado, assado, frito, "hambúrguer" e sanduíches.

Benefícios:
  • Repositor hormonal natural
  • Alimento altamente proteico e nutritivo
  • Importante fonte de ácidos graxos poliinsaturados e minerais (cálcio, fósforo e ferro)
  • Alimento light e excelente auxiliar para dietas emagrecedoras
  • Ajuda a baixar o nível de colesterol
  • Excelente fonte de vitaminas B, D, E, F, K
  • Bom para a pele
  • Auxilia na menopausa
  • Diminui a tensão pré-menstrual (TPM)
  • Previne contra osteoporose, arteriosclerose e problemas cardíacos
  • Contém 8 aminoácidos essenciais
Há muita coisa boa pra se fazer com tofu. Se você nunca experimentou, vá a um restaurante chinês primeiro e peça o arroz frito com legumes (sem ovos) com tofu adicionado. Ou tente quaisquer receitas você encontrar em blogs por aí.

Não deixe de experimentar esse alimento fantástico!

Informações via Pamela Cooks! e http://www.tofu.com.br
Camiseta "I Love Tofu": www.alternativeoutfitters.com
Foto do tofu cru: http://foodcourt.wordpress.com

11 comentários:

Laurinha disse...

Dea, eu estou vendendo as minhas bijouterias la no Etsy.com
E hoje eu achei essa lojinha que vende produtos de beleza vegano. Me lembrei de voce na mesma hora.
Da so uma olhadinha

http://www.etsy.com/shop.php?user_id=5089487

Andréa disse...

Que otimo! Obrigada pela dica, Laurinha! E eu ADORO maquiagem, hehe.

Luz Fernández disse...

Post mega completa, amiga. O mais difícil mesmo é acertar o ponto correto do tempero do Tofu. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela audiência no Carbono Zero. bjs

Andréa disse...

Obrigada, Luz! Beijos.

Anônimo disse...

Que ótima esplicação, Andrea! Acho que só comi mesmo o tofu que em na miso soup e adoro. Vou tentar algumas das suas dicas : ) Depois conto.

E a salada de espinafre encheu minha boca d'água!

bjs

nectardajuci disse...

Deinha, num sabia deste seu blog menina.
Me apaixoneiiiiiiiiiiiiiiiii, vou tentar devorá-lo aqui agora ehehehe.
Tofu, eu amo de paixão deste uns 28 anos atrás, qdo me tornei na época vegetariana e até tentei faz^-lo mas não deu certo.
Hj faço com shoyu e cebolas.
Mas na época eu comia ele fritinho, a maior delícia.
Beijocas mil cheio de sabor vegano pra vc!

Andréa disse...

Obrigada, Isabella. A culpa é sua! :-) Desde que batemos aquele papinho rápido virtual, fiquei aqui pensando em passar mais e mais dicas saudáveis através do blog. valeu!

cabeça de mulher disse...

amei o seu blog. Eu tb sou vegan, mais aonde moro fica muito dificil ser vegan, as pessoas não entendem, os pratos nos restaurantes, o cardápio não tem essa opção, e me torno a "chata" da turma! mais não me importo, segui minha ideologia que considero importante, vou te visitar sempre...

bjs

Andréa disse...

Juci, querida, que bom te ver aqui! Bem-vinda e volte sempre.

Andréa disse...

Ranuzia, bem-vinda, também! Não desista- prepare sua própria comida vegana em casa e leve pra onde você for. Parabéns pela atitude!

Andréa disse...

Isabella- salada é uma coisa infinita, né? As possibilidades são vastas. Beijo.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails